Ele apareceu como um diário de pessoas na internet, um registro sobre a vida de alguns. Hoje, mais de uma década depois, todo mundo tem um. Até o presidente da República.

O blog chegou para ficar, definitivamente. É um meio de comunicação ágil, interativo e útil para várias áreas, do jornalismo até a publicidade, passando pela política e relações públicas. Além, é claro, como um registro, um diário ou um espaço para todos divulgarem ideias, ideais, conhecimento.

Hoje, 31 de agosto, é o dia do blog. A comemoração existe há cinco anos e a data escolhida é uma referência à linguagem de programadores, já que 3108 é uma maneira de escrever “blog” (como está no título do texto – 3l0g). Como está também no banner comemorativo do dia, do site www.blogday.org, abaixo:

Blog Day 2009

Segundo o site, o dia foi criado para que blogueiros tivessem uma data dedicada a indicar outros cinco blogs que achassem interessantes. Assim, os leitores dos blogs conheceriam outros diferentes blogs, no espírito democrático da internet de espalhar a informação.

Coincidência ou não, hoje foi lançado o Blog do Planalto, mais conhecido como blog do Lula. Entrou no ar às 0h, mas está com problemas de acesso desde às 8h30, segundo reportagem do iG. Os problemas, segundo a assessoria de imprensa do Planalto, são causados pelo excesso de visitas. Agora, 13h, o blog do presidente segue com problemas para ser visualizado. O objetivo do Blog do Planalto é aproximar o presidente Lula da sociedade, por meio de textos, vídeos, áudios e outros recursos da internet. No entanto, o blog será atualizado por uma equipe de três jornalistas e dois técnicos, não diretamente pelo presidente.

Mesmo com problemas de acesso, fica a dica para o presidente Lula e para quem é blogueiro: indique cinco blogs para comemorar o Blog Day. No nosso 23B, Lourenço Cavalcanti dá suas indicações. Vale a pena conferir!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.