Diálogos para a cultura de paz

Domingo, 21 de setembro, é o Dia Internacional da Paz. Para comemorar a data, será realizada na terça-feira, dia 23 a partir das 19h, no Auditório Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública da USP (Avenida Dr. Arnaldo, 715, ao lado da estação Clínicas, do Metrô), uma série de palestras para discutir o assunto, no evento A Cultura de Paz e o Direito à Cidade. Na ocasião, será exibido um vídeo de Prew Rawat, humanitarista, filantropo e Embaixador da Paz. 

No cenário atual de desigualdades crescentes, mudanças tecnológicas, alterações climáticas, surgimento de centros econômicos e da crescente violência urbana é fundamental a construção de um diálogo para a cultura de paz e o direito à cidade para o encontro de soluções conjuntas com a colaboração de governos, sociedade e grupos interessados para o enfrentamento de problemas locais e globais. A Cultura de Paz tem sido um movimento de construção de valores em sociedades distintas. Desde 1999, a Organização das Nações Unidas tem procurado, em conjunto com os países, discutir a importância da transmissão de valores da cultura de paz, imprescindível para que as sociedades possam construir um novo paradigma de desenvolvimento com a preservação da vida e da natureza.

O evento tem como objetivo promover a reflexão a respeito, além de apresentar propostas para a construção da cultura de paz nas cidades para solucionar conflitos por meio do diálogo e o respeito à diversidade. O encontro visa ainda salientar a importância de incorporar valores, como respeitar a vida e a diversidade, rejeitar a violência, ouvir o outro para compreendê-lo, preservar o planeta, redescobrir a solidariedade, buscar equilíbrio nas relações de gênero e étnicas, fortalecer a democracia e os direitos humanos.


PROGRAMAÇÃO

Apresentação: Silvana Audrá Cutolo, bióloga do Departamento de Saúde Ambiental, Faculdade de Saúde Pública/USP.

Moderação: Hamilton Faria, poeta, diretor do Instituto Pólis.

 Palestras e palestrantes:

  1. Fala inspiradora – Diálogo para a Cultura de Paz, apresentação em vídeo de Prem Rawat;
  2. Cultura de paz e a vida nas cidades como desafio contemporâneo – George Barcat, professor de Ética, Filosofia e Ética Empresarial da Associação Palas Athena;
  3. Propostas para a construção da cultura de paz nas cidades – Ligia Maria Daher Gonçalves – diretora de Políticas Preventivas da Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo.

Realização: Departamento de Saúde Ambiental (Faculdade de Saúde Pública/USP) e Instituto Pólis  (Pontão de Convivência e Cultura de Paz).

Apoio: Comissão de Cultura e Extensão (CCEX/FSP/USP), Sociedade de Apoio a Paz e Rede Mundial de Artistas.

Comissão organizadora: Chester Luiz Galvão Cesar (FSP/USP), Leandro Luiz Giatti (FSP/USP), Hamilton Faria (Instituto Pólis), Ana Claudia Sanches Baptista (FSP/USP), Margaret Dominguez (Palavras de Paz) e Silvana Audrá Cutolo (FSP/USP).

Assista aos vídeos:


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.