E quem achava que já tinha visto tudo na política e que a campanha iniciada em 6 de julho seria uma eleição morna, com Dilma em primeiro e Aécio em segundo e um possível segundo turno mais uma vez se surpreende com o imponderável. A campanha começou hoje, com a confirmação de Marina no lugar de Eduardo Campos.
Haverá mudanças de última hora nos programas do horário eleitoral gratuito. PT e PSDB discutem a nova conjuntura política. Tomando por base a eleição de 2010, Serra teve mais votos (33 milhões) do que Marina (20 milhões), apesar de ter perdido no segundo turno para Dilma. O que pode eventualmente estimular um movimento “Volta, Serra”, no PSDB, pois pelo andar da carruagem a tendência é Aécio perder para Marina, que nas pesquisas de maio último já estava com 27%.
Apesar de Marina não ter ido ao segundo turno em 2010, há quem se assanhe de novo no PT com a bandeira “Volta, Lula”, para garantir a fatura sem riscos. Tudo é possível até 15 de setembro, último dia para mudar candidatos às eleições de 5 de outubro.
A morte de Eduardo Campos colocou o PSB nas manchetes nacionais tornando-o conhecido do dia para a noite e alçou o próprio Campos a grande líder nacional, o que nunca foi antes de 13 de agosto de 2014. Estava previsto que, no horário eleitoral, Marina seria o esteio de Eduardo Campos; agora, Campos será o esteio de Marina.
Deixe um comentário