Dilma, casa e escola, a vez da solidariedade

Depois de várias semanas de revolta e indignação diante dos desmandos do Congresso, houve uma guinada nos comentários dos leitores do Balaio esta semana.

Em três diferentes assuntos, que foram os mais comentados, o que mais notei na manifestação dos leitores foi a solidariedade.

Foi assim nos comentários, que somaram mais de 400, enviados sobre três posts que tiveram como personagem central a ministra Dilma Roussef (sua doença, o caso Dilma-Folha e a análise do Ibope sobre o que muda – ou não muda – no cenário da sucessão).

Da mesma forma, o artigo do senador Cristovam Buarque propondo que os políticos eleitos sejam obrigados a matricular seus filhos em escolas públicas, para melhorar o nível do ensino, levou os leitores do Balaio a abrir um amplo debate sobre o assunto, envolvendo também os que podem pagar escolas particulares.

A denúncia do leitor Everaldo Alencar sobre as dificuldades que uma faxineira encontrou para se inscrever no novo programa da casa própria do governo, levou outro leitor, que preferiu ficar no anonimato, a doar um terreno de sua propriedade em Aparecida de Goiânia ou poder ser construídas casas para quatro famílias.

O Caso Maria Júlia, como a história da faxineira ficou conhecida aqui no Balaio, motivou outros leitores a oferecer ajuda ou, ao menos, sugestões para enfrentar o problema.

Se depender das orações e da solidariedade demonstrados com a ministra Dilma pela absoluta maioria dos leitores, ela poderá se sentir, se não curada, pelo menos confortada.

A proposta de Cristovam e a doação de um terreno certamente não resolverão os seculares problemas do ensino público e da casa própria no país.

Mas é sempre melhor cada um procurar fazer alguma coisa, nem que seja apenas participar das discussões sobre estes assuntos, do que ficar naquele baixo astral de só ficar jogando pedras na Geni, por mais que Geni mereça.

Claro que também teve gente que não se preocupou nem um pouco com o câncer linfático da ministra, e lhe fez as mesmas críticas de sempre, apenas preocupada com a disputa eleitoral do próximo ano, assim como, para alguns leitores, esse negócio de casa própria e ensino público são problemas que nunca terão solução com “estes políticos”.

Houve quem visse em tudo apenas demagogia, mas a absoluta maioria dos leitores me deu a sensação de que, apesar de tudo, o brasileiro ainda não perdeu o nobre sentimento da solidariedade.

Números da semana

Segue abaixo a relação dos três assuntos mais comentados da semana no Balaio, na Folha e na Veja, conforme levantamento que faço todos os domingos.

Balaio

Dilma Roussef: 434

Escola pública (proposta de Cristovam Buarque): 127

Casa própria (Caso Maria Júlia): 90

Folha

Congresso: 105

Dilma Roussef: 50

Gripe suína: 43

Veja

Congresso desmoralizado: 168

Discussão no STF: 76

Maranhão: 23


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.