Brasil e França divulgaram nesta terça-feira, dia 11, uma declaração conjunta da presidenta Dilma Rousseff e do presidente François Hollande, com resoluções sobre as parcerias estratégicas dos dois países. Dilma está na França em visita de Estado, para tratar da relação entre os países e da crise internacional.
A declaração fala sobre a necessidade de uma ordem internacional “mais próspera e mais justa” e sobre um sistema multilateral mais eficaz e mais representativo. O texto ressalta também que a superação da crise deve vir pela “via do crescimento, da solidariedade e de uma cooperação global fortalecida”.
No que se refere à relação bilateral, a declaração trata em tópicos dos seguintes tipos de cooperação: política; econômica e comercial (com o objetivo de dobrar os investimentos cruzados entre os países); militar e de defesa; nos campos da ciência, tecnologia, inovação e indústria (envolvendo universidades e centros de pesquisa); energética (compartilhando o desejo de uma matriz sustentável e diversificada); nos campos da educação, do ensino superior e da cultura (com foco na juventude dos países); no campo social (reforçando a proteção social); e transfronteiriça.
Quanto a questões multilaterais e globais os tópicos são: Nações Unidas (promover a reforma do Conselho de Segurança); economia global; cooperação em matéria de desenvolvimento sustentável e combate à mudança do clima; cooperação no quadro da União Europeia (fortalecimento dos vínculos entre o Brasil e a União Europeia).
Deixe um comentário