Dilma em alta na corrida presidencial, segundo Ibope

Antônio Cruz/ABr
A presidenta Dilma Rousseff

Pesquisa divulgada pelo Ibope nesta quinta-feira (26) mostrou que a presidenta Dilma Rousseff (PT) recuperou parte das intenções de voto que perdeu durante os protestos que tomaram o País em junho. Em março deste ano, Dilma chegou a alcançar 58% das intenções de voto para a corrida presidencial. Depois despencou para 30%, e agora saltou para 38% na preferência dos eleitores. A vantagem da petista para a segunda colocada, a ex-senadora Marina Silva, foi ampliada de 8 para 22 pontos percentuais.  

A presidenta foi a única que cresceu no principal cenário. Já Marina, que tenta formar a Rede Sustentabilidade a tempo de concorrer ao Planalto, caiu de 22% para 16%. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), oscilaram negativamente: o tucano foi de 13% para 11% e o socialista passou de 5% para 4%.

O levantamento mostra também que a variação do nome tucano na disputa não altera significativamente a distribuição dos votos. O cenário com José Serra como candidato do PSDB não mostra diferenças relevantes: Dilma tem 37%, contra 16% de Marina, 12% de Serra e 4% de Campos. Nessa hipótese, 30% não têm candidato: 14% de branco e nulo, e 16% não sabe. Não há cenário como esse em pesquisa anterior do Ibope para comparar.

Segundo turno 

Não foi apenas no cenário estimulado de primeiro turno que Dilma se distanciou de Marina. Na simulação de segundo turno entre as duas, a petista venceria a rival por 43% a 26%, se a eleição fosse hoje. Em julho, logo depois dos protestos em massa que tomaram as ruas das metrópoles, Dilma e Marina estavam tecnicamente empatadas: 35% a 34%, respectivamente.

A petista também vence nos cenários em que enfrenta tucanos. Nos dois casos, atinge 45%, contra 21% marcados tanto por Aécio como por Serra. Em julho, Dilma também vencia Aécio, mas com uma vantagem menor: 38% a 26%. O nome de Serra não havia sido testado.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.