Foto reprodução
A presidenta Dilma Roussef inicia nesta terça-feira, dia 11, uma visita de Estado à França, na qual discutirá com o presidente francês, François Hollande, questões referentes às relações Brasil-França e a necessidade de medidas de estímulo ao crescimento econômico para superar a crise.
Na tarde desta terça, os dois líderes farão em Paris o discurso de abertura do “Fórum pelo progresso social: o crescimento como saída da crise”, evento organizado pelo Instituto Lula e pela fundação francesa Jean Jaurès. O ex-presidente Lula fará o discurso de encerramento do evento na quarta-feira.
Os discursos de Dilma e do socialista Hollande parecem sintonizados na crítica às políticas de austeridade adotadas na Europa. Ambos afirmam que o aperto fiscal pode agravar a recessão e defendem ações coordenadas dos países para estimular o crescimento econômico. O francês, no entanto, ressalta que as dívidas públicas dos países precisam ser reduzidas.
Dilma é a segunda líder a ser recebida em visita de Estado pelo presidente francês desde que ele tomou posse em maio. O encontro prevê uma maior cooperação entre os dois países nas áreas de defesa, educação e energia.
Deixe um comentário