Dilma participa da abertura da Rio+20

Foto Reprodução

Na abertura da, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, que acontece até o dia 22 de junho, a presidenta Dilma Rousseff afirmou o encontro deve apontar caminhos para construir um futuro sustentável. “Assistiremos ao longo dos primeiros dias a discussão sobre o futuro que queremos para nós, o futuro que queremos para nossos filhos e nossos netos e o presente que temos a responsabilidade de transformar”, disse.

A presidenta participou da inauguração do Pavilhão Brasil da Rio+20, que traz uma mostra sobre a evolução do desenvolvimento sustentável do País com estandes e exposições multimídia sobre programas e projetos em prol do meio ambiente.

Diante da crise econômica que atinge sobretudo a União Europeia, Dilma fez questão de ressaltar que a preocupação com o meio ambiente não deve existir só em momentos de prosperidade e que o desenvolvimento sustentável deve ser buscado também em momentos de crise. “Não consideramos que o respeito ao ambiente só se dá em fase de expansão do ciclo econômico. Pelo contrário, um posicionamento pró-crescimento, de preservar e conservar é intrínseco à concepção de desenvolvimento, sobretudo diante das crises”, afirmou.

Dilma disse ainda que o Brasil registrou um crescimento econômico de 40% desde 2003, sem nunca ter abandonado três eixos principais, que são a preservação, a inclusão e a integração. “Nos queremos mostrar as conquistas alcançadas e nosso compromisso com a redução da miséria ao mesmo tempo que vemos países avançados sofrendo revezes”, completou.

Abertura
A Rio+20 teve início nesta quarta-feira, dia 13, com uma sessão solene no Riocentro. Já pela manhã, o bloco da União Europeia fez uma reunião para abrir as negociações. Nesta reunião, o secretário-geral da ONU para a Rio+20, o chinês Sha Zukang, afirmou que os diplomatas tem uma grande responsabilidade e “não podem cometer erros” na Conferência. “Precisamos acelerar drasticamente o ritmo, temos apenas três dias de negociações, são dias onde tudo ou vai ou racha, em que precisamos nos concentrar nas discussões-chave. Uma grande responsabilidade está sob nossos ombros, simplesmente não podemos errar”, disse.

Rio+20
A Rio+20 ocorre 20 anos depois da Rio 92 para debater propostas sobre como manter o desenvolvimento econômico assegurando a proteção ao meio ambiente e a inclusão social. Até a próxima sexta-feira, dia 15, diplomatas de vários países participam da Reunião do Comitê Preparatório da Rio+20 que visa a apresentação de propostas e a negociação de soluções que serão apresentadas aos presidentes e líderes de governo na última rodada de debates. “Devemos dar um documento limpo aos chefes de Estado, pois devemos isso à nossa geração e ao nosso planeta. O mundo todo está com os olhos voltados para nós e nós somos capazes”, disse o embaixador da Coreia do Sul Kim Sook.

De 16 a 19 ocorrem mesas de debates organizadas pelo Brasil no Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável que visa discutir temas ligados à sustentabilidade com especialistas. E na próxima terça-feira, dia 19, 130 chefes de Estado devem desembarcar no País para participar da cúpula chamada de Segmento de Alto Nível, que acontece de 20 a 22 de junho, quando serão encerradas as negociações.

LEIA MAIS
Seminários Brasileiros discute a Rio+20
“Valorizar o meio ambiente gera mudança cultural”
Rio+20: Brasil será espaço de reflexões
Legislação e políticas públicas em prol da sustentabilidade
Novas alternativas sustentáveis
Rio+20 discutirá empregos verdes


Comentários

4 respostas para “Dilma participa da abertura da Rio+20”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.