Em pesquisa divulgada nessa terça-feira, 16, pelo Ibope, Dilma Rousseff (PT) aparece na frente de Marina Silva (PSB) no primeiro turno, 36% contra 30%. A diferença é tecnicamente igual a apontada na pesquisa divulgada na semana, passada, quando Dilma somava 39% das intenção e Marina 31%.
Na mesma pesquisa Ibope, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, Aécio Neves (PSDB) vem na terceira posição com 19% dos votos, 4% superior a última pesquisa. Pastor Everaldo (PSC) tem 1% enquanto Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) têm juntos os mesmos 1%. Votos nulos ou brancos somam 7% e os indecisos são 6%.
Em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, a diferença de apenas 3%, 43% para Marina contra 40% para Dilma, configura um empate técnico, já que a margem de erro varia 2% para baixo e para cima. Vale lembrar que os votos brancos e nulos somariam 11% e 6% não sabem ou não responderam a pesquisa.
Quando a simulação coloca o candidato Aécio Neves no segundo turno, tanto Dilma quanto Marina levariam a melhor, a petista venceria por 44% contra 37%, enquanto a candidata do PSB marcaria 48% contra 30%.
Entre os três principais candidatos, Dilma Roussef seria a que enfrenta o maior índice de rejeição para os entrevistados, 32%, contra 19% de Aécio e 14% de Marina. Mesmo assim, quando perguntados sobre a avaliação do atual governo, 37% dos eleitores em potencial consideraram ótimo ou bom, 33% regular, 28% ruim e 1% não soube responder.
O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 204 municípios do país entre os dias 13 e 15 de setembro. O nível de confiança é 95%.
Deixe um comentário