Dilma se reúne com Temer e Lula por reforma ministerial

Dilma Rousseff - 2015. Foto: Roberto Stuckert/ Fotos Públicas (05/06/2015)
Dilma Rousseff – 2015. Foto: Roberto Stuckert/ Fotos Públicas (05/06/2015)

A presidenta Dilma Rousseff está discutindo com a base aliada um novo desenho para a Esplanada dos Ministérios. De acordo com informações da Folha de S. Paulo, Dilma começa a se reunir nesta terça-feira (29) com PMDB e PT visando uma reforma ministerial que seja bem vista pelo Congresso Nacional.

Em relação ao PMDB, que, com a iminência da perda de certas pastas começou a se movimentar para angariar outros cargos, Dilma voltará a debater as mudanças nos ministérios com o vice-presidente Michel Temer. Além do peemedebista, a presidenta deve conversar também com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, este que garantiu a assessores que viajará para Brasília nesta quarta-feira (30).

Apesar das movimentações em torno do remanejamento dos ministérios, o Planalto avalia como dificultoso um anúncio das reformas nesta quarta, já que o PMDB vem complicando o desenvolvimento das pautas do governo e não se conforma com a possibilidade da perda de pastas. Assessores e aliados da presidenta vêm tentando, em função de sua ausência para a abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, chegar a um acordo com o PMDB para amenizar a situação na Câmara dos Deputados, que é presidida por Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

A ideia de Dilma de cortar dez ministérios não agradou a bancada peemedebista na Câmara, e deputados da legenda já deram a entender que podem abrir mão da participação na administração do governo. Com a ‘ameaça’, o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, e o assessor Giles Azevedo entraram em contato com parlamentares do PMDB para garantir que a presidenta não vai recuar dos compromissos firmados com o partido, como o de garantir pelo menos dois ministérios para a bancada.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.