Foto Reprodução
O cineasta francês Leos Carax, diretor do filme Holy Motors, venceu o prêmio de melhor filme em língua estrangeira dado a ele pela Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles.
Carax não compareceu a cerimônia de premiação, que aconteceu no último sábado, dia 12, mas enviou uma mensagem por escrito falando sobre seu prêmio.
Com boa dose de ironia, o cineasta se definiu como “diretor de filmes em língua estrangeira” e afirmou que estes filmes são feitos em todo o mundo, com exceção dos EUA, onde são feitos “apenas filmes de língua não estrangeira”.
Confira abaixo a mensagem de Leos Carax na íntegra:
“Olá, eu sou Leos Carax, diretor de filmes em língua estrangeira. Faço filmes em língua estrangeira a minha vida inteira. Filmes em língua estrangeira são feitos em todo o mundo, claro, com exceção dos Estados Unidos. Nos EUA, fazem apenas filmes de língua não-estrangeira. Filmes em língua estrangeira são muito difíceis de fazer, obviamente, porque é preciso inventar uma língua estrangeira ao invés de usar a linguagem costumeira. Mas a verdade é que o cinema é uma língua estrangeira, uma língua criada para quem precisa viajar para o outro lado da vida. Boa noite.”
Deixe um comentário