DM9DDB e Brasileiros

DM9DDB e Brasileiros, juntas. Com a liderança direta do presidente Sérgio Valente, a agência criou a primeira grande campanha especialmente para a revista: um anúncio de 11 páginas para mídia impressa, além de um filme para mídias alternativas. A campanha, que além de Valente é assinada por Rodolfo Sampaio, Júlio Andery, Guilherme Jahara e Marcelo Reis, estreia na quarta-feira (25) em revistas, TV aberta e por assinatura, além dos cinemas. Aqui no site da Brasileiros, você assiste ao filme em primeira mão (ver abaixo).

A ideia central da campanha está na existência de um mundo com diversas faces e, portanto, com diversas maneiras para enxergá-lo. As peças recriam o mapa-múndi com cinco diferentes perspectivas: produtores de petróleo, emissores de CO², terrorismo, pirataria e fome. Assim, cada mapa tem uma cara. Na representação dos emissores de CO², por exemplo, os Estados Unidos ficam com dimensões enormes, enquanto que no mapa da fome, a África praticamente toma todo o espaço.

Guilherme Jahara, diretor de criação da DM9DDB e um dos criadores da campanha, diz que os cinco temas abordados foram escolhidos por serem atuais e relevantes. “Queremos mostrar como o mundo tem facetas diferentes, pontos de vista diferentes. Além disso, mostrar o mapa-múndi de forma diferente. É interessante notar, por exemplo, que a produção de petróleo é praticamente inversa aos emissores de CO² na atmosfera. São mapas absolutamente diferentes”, afirma.

Jahara conta que os índices para as recriações dos mapas foram obtidos de diversas fontes, como ONGs, fundações e instituições oficiais, como a ONU, por exemplo, e a AIE, a Agência Internacional de Energia. No caso do mapa-múndi do terrorismo, os dados são da ONG Center for American Progress, que divulga números de terrorismo no mundo, The Terrorism Index. O diretor de criação da DM9DDB diz que a campanha prevê mais temas. O Brasil e seus estados, futebol, paz, produtores de tecnologia, entre outros assuntos, serão alvo dos criativos da DM9DDB.

O presidente Sérgio Valente diz que a campanha tem a cara da Brasileiros porque a revista apresenta realidades diferentes a cada edição. “A revista Brasileiros apresenta, em cada edição, detalhes de um mundo com tantas facetas, com tantas realidades diferentes que começamos a questionar a ideia de um mapa-múndi único”. Essa campanha propõe uma reflexão sobre essas diversas realidades e questiona o jeito convencional de entender e se relacionar com o mundo “, analisa Valente.

Confira o filme da parceria DM9DDB e Brasileiros:



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