1- CORAÇÕES E MENTES (1974)
Direção: Peter Davis
Sobre a Guerra do Vietnã, o filme do consagrado documentarista e escritor Peter Davis se destaca por utilizar imagens reais do conflito, além de entrevistas com ex-combatentes e sobreviventes vietnamitas. Corações e mentes recebeu o Oscar de Melhor Documentário, em 1974. A obra controversa analisa o racismo e o culto ao militarismo impregnados na cultura norte-americana. Causou comoção mundial e é apontado como um dos motivos para o governo americano retirar suas tropas do Vietnã, depois de 12 anos de guerra.
2- SOB A NÉVOA DA GUERRA (2003)
Direção: Errol Morris
Vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 2004, é narrado a partir de imagens de arquivos e gravações confidenciais da Casa Branca e uma extensa entrevista com Robert S. McNamara, secretário de Defesa dos Estados Unidos durante os governos Kennedy (1961-1963) e Johnson (1963-1968) e ex-presidente do Banco Mundial. Sob a Névoa da Guerra fala de diversos conflitos externos em que os Estados Unidos se envolveram durante o século XX: a Guerra do Vietnã, a Crise dos Mísseis e o bombardeio de civis em Tóquio, em 1945.
3- TIROS EM COLUMBINE (2002)
Direção: Michael Moore
O diretor Michael Moore se tornou um dos ícones da resistência contra o governo de George W. Bush. Neste filme, porém, o tema não é política. O documentário foi inspirado no caso do colégio Columbine, em Littleton, no Colorado, onde dois alunos entraram armados e mataram 14 estudantes e um professor. Moore investiga a fascinação americana por armas de fogo, faz visitas a diversas cidades pequenas dos Estados Unidos e entrevista o ator Charlton Heston, presidente da Associação Americana do Rifle.
4-GLAUBER, LABIRINTO DO BRASIL (2003)
Direção: Silvio Tendler
O longa conta a história da vida e da morte do grande diretor baiano Glauber Rocha (1939-1981), através de imagens de arquivo em que o cineasta revela toda a sua eloquência e discurso em defesa de um cinema mais autoral e contundente. Inclui ainda cenas de seu enterro, depoimentos daqueles que acompanharam sua trajetória e exemplos de suas ideias. A obra de Silvio Tendler é como um filme-tributo à memória do artista que mudou o cinema no Brasil.
5- JANGO (1984)
Direção: Silvio Tendler
Com roteiro de Maurício Dias e Sílvio Tendler e trilha-sonora de Milton Nascimento e Wagner Tiso – que inclui a música tema da campanha das Diretas, Coração de Estudante – o documentário narra os pouco mais de três anos do governo de João Goulart (1961-1964), por meio de imagens de arquivo e entrevistas com personalidades políticas que conviveram com ele. Como Afonso Arinos, Leonel Brizola, Celso Furtado, e Magalhães Pinto, entre outros. Marco na história do cinema documentário, trazia o slogan provocador “Como, quando e por que se derruba um presidente”. Levou mais de meio milhão de pessoas aos cinemas – era comum os espectadores aplaudí-lo de pé ao final de cada sessão.
Deixe um comentário