A reportagem Herdeiros do Zika – Ameaça Microscópica, publicada na edição de março da Brasileiros, ganhou o Prêmio Jornalista Tropical 2016, da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Após uma criteriosa análise das 253 reportagens candidatas ao prêmio (94 na categoria TV e 159 na categoria Impresso), a comissão escolheu como vencedora na categoria Impresso, por unanimidade, a reportagem publicada pelas repórteres Mônica Tarantino e Monique Oliveira na edição 104 da Brasileiros.
Já na categoria TV, também por unanimidade, foi escolhida a Série “Zika, onde tudo começou”, da repórter Susana Santana, veiculada na TV Bahia. Segundo a comissão julgadora, as matérias vencedoras tiveram destaque tanto pela abrangência quanto pelo tipo de abordagem. Ainda de acordo com a Comissão, a vencedora na categoria Impresso mostrou ser uma matéria que abrangeu vários aspectos da doença, suas manifestações clínicas, sua transmissão e prevenção, além de valorizar os pesquisadores que contribuíram para o reconhecimento da doença e de suas complicações.
Além do valor em dinheiro R$ 1.500,00 para os jornalistas vencedores, os ganhadores estão convidados a participar do 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. O evento será realizado em Maceió de 21 a 24 de agosto.
Mônica Tarantino e Monique Oliveira editam o portal Saúde!Brasileiros, que cobre os temas de saúde. Lançado em agosto do ano passado pela Brasileiros editora, o Saúde!Brasileiros publica reportagens sobre saúde pública, descobertas da ciência, terapias e nutrição, entre outros temas.
Leia a reportagem na íntegra
Deixe um comentário