“E se ganhar?”, pergunta-se Cabral sobre Olimpíada no Rio

As notícias que chegam do Comitê Olímpico Internacional, que vai definir a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 no dia 2 de outubro, não poderiam ser mais favoráveis para o Rio.

Ao deixar a festa de lançamento da nova programação da TV Brasil, na noite desta quarta-feira, no MAM carioca, o governador Sergio Cabral estava animadíssimo com as chances de ganhar esta disputa.

“Olha, posso estar muito enganado, mas a cada dia tenho mais certeza de que o Rio vai ser a sede da Olimpíada, essa é nossa”, comentou ele comigo, para logo em seguida cair na real:

“E se a gente ganhar mesmo?”, perguntou-se, e fez uma cara de preocupada felicidade. Ainda faltam sete anos até lá, mas o desafio é imenso para deixar a Cidade Maravilhosa em condições de receber as delegações de todo o mundo. Só as maravilhas da natureza, como sabemos, não bastam.

O jovem Cabral bota a maior fé no seu principal cabo eleitoral, o presidente Lula. No mesmo dia, ele tinha lido notícia no New York Times que lhe dá razão. O grande jornal norte-americano afirma que Lula tem a tarefa mais fácil do mundo: promover a candidatura do Rio para sede das Olimpíadas de 2016.

É difícil dizer qual dos dois está mais empolgado, se o governador ou o presidente. Na entrevista coletiva que deu segunda-feira em Nova York, antes de falar na assembléia Geral da ONU, Lula não deixou por menos:

“Nós vamos oferecer as mais belas praias do mundo. Em vez de os atletas terminarem suas competições e correrem para a hidromassagem, eles podem fazer treinamento nas praias, tão bonitas que vão estar preparadas para quebrar recorde sobre recorde. Meu otimismo com o Rio é tão grande que não dá para medir.”

Lula e Cabral vão estar juntos em Copenhague no dia 2, onde irão defender a candidatura do Rio contra Tóquio, Chicago e Madri. Na mesma hora, entre uma e duas da tarde, horário de Brasília, em que a decisão será anunciada na Dinamarca, a TV Globo e o SportTV, em parceria com a prefeitura, farão um grande evento na Praia de Copacabana para torcer pelo Rio, como informa hoje a coluna de Ancelmo Gois, em O Globo.

Já a partir das 10 da manhã, vai ter show de Lulu Santos, do Grupo Revelação e da bateria do Salgueiro. Ganhar a sede dos Jogos Olímpicos para o Rio é tão importante para o governador Cabral que ele já nem fala mais na disputa pelos royalties do pré-sal para não desagradar seu amigo Lula.

O otimismo de Cabral acabou contagiando as quase 500 pessoas que foram à festa da TV Brasil – entre elas, o ministro Franklin Martins, que passou um bom tempo da noite conversando com o governador.

De lá do MAM, na praia do Flamengo, fui para a velha Lapa, o que ninguém é de lei para paulista que vai ao balneário. No caminho, pude reparar como o Rio já está mais bem cuidado, menos sujo e largado, depois que Cesar Maia foi embora, e os jovens Sergio Cabral e Eduardo Paes começaram a dar uma nova cara à cidade. O Rio merece.

Em tempo: em razão desta viagem ao Rio, peço desculpas aos leitores pela demora na liberação de comentários e na atualização do blog, mas o motivo foi justo. Entre os novos programas da TV Brasil, estréia agora no final da tarde, às 17h30, o “Papo de Mãe”, comandado por Mariana Kotscho e Roberta Manreza, uma produção independente em que as duas jornalistas trabalham faz quase dois anos. Não percam.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.