A segunda mesa do Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, que tinha como tema principal a “Justiça Social e Econômica”, começou com 30 minutos de atraso. Porém, valeu a pena esperar.
Para a debater a economia brasileira e mundial, estavam presentes nada menos que Edmund Phelps, Prêmio Nobel da Economia 2006, Luiz Gonzaga Belluzzo, um dos economistas mais respeitados do Brasil, sócio da revista Carta Capital e professor titular da Unicamp, além de presidente do Palmeiras, Claudio Frischtak, Consultor Sênior da Vale, e Florestan Fernandes Jr., da TV Brasil.
|
[nggallery id=14672]
Phelps foi quem deu o primeiro toque na bola. O economista destacou inúmeros motivos para explicar a atual situação da economia mundial. Segundo ele, falta o espírito empreendedor dos séculos 19 e 20, algo que fez com que a recessão de 1929 fosse superada, por exemplo. Ante a incerteza, nos dias de hoje estamos preferindo não arriscar, segundo Phelps. Ele também sugere uma mudança no sistema bancário atual que, para o economista, é ultrapassado.
Florestan Fernandes Jr. entrou no papo com um ponto de vista muito interessante. Ele disse que a sustentabilidade é o mais novo modo de produção, assim como um dia foi o feudalismo e o capitalismo. Com ideias quase que complementares, Claudio Frischtak terminou afirmando que o momento turbulento que atravessamos é perfeito para repensar os nossos costumes e começarmos a agir de maneira diferente.
Veja a programação completa do Fórum aqui.
Deixe um comentário