Efeito Snowden: pessoas desconfiam de serviços dos EUA

Edward Snowden concedeu uma entrevista à The New Yorker, em 11 de outubro de 2014, na qual afirmava que Dropbox, Facebook e Google são perigosos e deveriam ser trocados por serviços que dessem mais atenção e prioridade a temas de segurança e privacidade. A provedora F-Secure conduziu uma pesquisa em seis países para entender ecos das declarações do ex-agente da NSA. 

O levantamento descobriu que um grande número de pessoas mudou alguns de seus hábitos de internet nos meses recentes em virtude de maior preocupação com a privacidade.

O resultado mostra que 53% dos pesquisados disseram que estariam dispostos a migrar de serviços como Google para outros serviços mais privados, para evitar a criação de perfis baseados em pesquisas. 

O estudo revelou, também, que 56% afirmaram ter se tornado mais desconfiadas dos serviços de internet sediados nos Estados Unidos; enquanto 46% das pessoas disseram estar dispostas a pagar para ter a certeza de que nenhum de seus dados pessoais transite pelos EUA. 

Ainda: 70% confessaram estar preocupadas com o potencial de vigilância em massa por agências de inteligência de países pelos quais seus dados podem estar passando.

68% dos entrevistados disseram que tentam proteger sua privacidade durante pelo menos uma parte do tempo mediante o uso de navegação privada, modo incógnito ou criptografia de suas comunicações. E 57% das pessoas afirmaram não concordar com empresas usarem seus dados de perfil em troca de obterem um serviço gratuito.

Alemanha, Brasil e Filipinas mostraram alguns dos mais altos níveis de preocupação acerca de privacidade de dados. Como exemplo, ao serem perguntados se alteraram alguns de seus hábitos de Internet nos meses recentes em decorrência de maiores preocupações com privacidade de dados, em média 56% das pessoas disseram que sim: 45% no Reino Unido, 47% nos EUA e  49% na França, chegando a 60% na Alemanha e 67% no Brasil e nas Filipinas.

*Computerworld​ é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora​​


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.