Egípcios criam “morsímetro” para fiscalizar novo presidente

Foto Reprodução

Depois de anos de 30 anos de ditadura comandada por Hosni Mubarak, os egípcios querem acompanhar de perto as atividades do presidente eleito, Mohamed Morsi. Tanto que ativistas do país criaram uma página na internet, chamada “Morsi Meter” (morsímetro em tradução livre) para fiscalizar se Morsi está desempenhando corretamente suas funções. O site, que é um sucesso de acessos, teve no primeiro dia 10 mil registros.

No endereço morsimeter.com, os egípcios poderão acompanhar o andamento dos projetos na área da segurança, habitação e emprego e as promessas de aumento de salários e de resolver a falta de combustível e a crise alimentar. Cada área é representada por um ícone para facilitar a navegação.

“A ideia é fazer com que as pessoas monitorem as políticas adotadas pelo presidente, algo impensável durante os anos do governo de Hosni Mubarak. É uma forma bem democrática de supervisionar o trabalho do presidente”, disse o ativista Talal Hamdan, um dos criadores do movimento, ao site Terra. “O preço do pão, principal alimento básico da população vem aumentando. Outros problemas crônicos, como ruas sujas e tráfegos intensos são reinvindicações antigas de moradores”, afirmou.

Além do site do morsímetro, os ativistas criaram uma página no Facebook, facebook.com/MorsiMeter, e no Twitter, @MorsiMeter, para divulgar a ação.

LEIA MAIS
Novo presidente do Egito, Morsi começa a preparar sua equipe de governo


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.