“Ele tem um projeto de poder”

Para o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ), nome respeitado quando o assunto é direitos humanos, o grande beneficiado com a polêmica em torno da CDHM é o próprio Marco Feliciano. Pior que isso, segundo o deputado o pastor não representa os evangélicos e ainda defende um ambicioso plano pessoal

Brasileiros – Que análise o senhor faz do episódio Marco Feliciano? Vale tudo em nome da governabilidade?
Marcelo Freixo – Esse é o primeiro ponto, pois Feliciano não chegou lá sozinho e representa um grupo político de características fundamentalistas. Um grupo que não cabe em um partido só e, gostem ou não, é a base do governo. A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara – CDHM – sempre foi ocupada por setores da chamada esquerda, como o PT e o PC do B, e parlamentares com um histórico de luta por direitos humanos. Nunca foi uma comissão das mais disputadas. Só tem interesse nela quem trabalha com o tema. Mas é fundamental para a democracia, já que determinadas pautas da sociedade brasileira só aparecem ali. E esse grupo do Feliciano, que tem um projeto fundamentalista de valores e comportamento, se interessou pela CDHM justamente para negá-la e anular o histórico da comissão.

Brasileiros – O senhor considera que Feliciano sairá fortalecido ou enfraquecido do episódio?
M.F. – Até mesmo pela política que representa, ele sairá muito mais conhecido e fortalecido. Algo que não acho bom para os evangélicos. Para a imagem que eles projetam a outros setores da sociedade, é ruim que sejam associados a alguém como Feliciano. E, a meu ver, ele não representa o pensamento evangélico. Tem, na verdade, um projeto de poder, de ambição pessoal. Podemos dizer também que a CDHM nunca foi tão debatida e as políticas de direitos humanos jamais ganharam tamanha centralidade, durante o episódio, mas acho que o único que sairá ganhando com tudo isso é a figura dele e seu projeto particular de poder.

Brasileiros – O senhor acha que a bancada evangélica poderá mesmo ameaçar a laicidade do País?
M.F. – Tenho grande receio e venho debatendo isso há muito tempo. Dia desses, o próprio Feliciano deu outra declaração estapafúrdia e disse que o Brasil é um Estado laico-cristão. Eu sou cristão e, lógico, sei que isso não faz o menor sentido, afinal, ou o Estado é laico ou não. Para mim, a ascensão desse grupo fundamentalista é sim uma ameaça ao Estado Democrático de Direito exatamente por colocar em risco a laicidade do Estado. Para quem duvida, vale a pena olhar o que acontece com o ensino religioso em boa parte dos estados do País. Um estudo concessível dominado por setores da igreja.

Brasileiros – O senhor acredita que caminhamos para uma polarização entre progressistas e conservadores, que será decisiva nas eleições de 2014?
M.F. – Não fosse a força eleitoral desse setor, as barbaridades ditas por Feliciano já teriam feito com que ele perdesse esse e qualquer outro cargo há muito tempo. Acho grave saber que deputados condenados no mensalão integram a CCJ, assim como aceitar que parlamentares ligados ao agronegócio liderem e integrem a Comissão de Meio Ambiente (CMA). Mas o problema maior é que Feliciano não representa apenas um deputado e, francamente, tenho dúvida se a ala progressista de nossa sociedade vai fazer o enfrentamento que deveria fazer ou se parte do setor será pragmático a ponto de olhar para a capacidade eleitoral desse grupo conservador e fechar os olhos para um importante debate de valores. Vejamos, pois, o que vai acontecer.


Comentários

2 respostas para ““Ele tem um projeto de poder””

  1. Avatar de Dionnara Castro
    Dionnara Castro

    O Estado tem caráter laico. A divercidade religiosa é defendida pela legislação internacional dos Direitos Humanos.. Vale a pena confirmar os novos CD´S do Fred Martins. Beijos tamanho família, Di.

  2. Avatar de Angelo Souza
    Angelo Souza

    O Deputado Marcelo Freixo é Estadual e não Federal…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.