Em São Paulo, os taxis serão parcialmente proibidos de circular nos corredores de ônibus durante os horários de pico, das 6h às 9h e das 16h às 20h. A medida foi adotada pela Prefeitura e pelo Ministério Público e anunciada nesta sexta-feira (14). O objetivo é dar mais velocidade aos ônibus, já que um estudo realizado pela Prefeitura mostrou que há queda na velocidade dos coletivos devido à presença dos taxis. Uma simulação feita pela SPTrans na avenida Rebouças mostra, por exemplo, que a velocidade dos ônibus cai de 24,4 km/h para 17,1 km/h por causa da concorrência com os veículos particulares.
A decisão da Prefeitura foi anunciada quase três meses após o Ministério Público de São Paulo dar 45 dias para o governo municipal derrubar a permissão à circulação dos táxis, ameaçando entrar com uma ação civil pública caso a medida não fosse adotada. A circulação é permitida desde a gestão Marta Suplicy.
A restrição começa a valer na próxima segunda-feira (17). Já no final de semana, os táxis poderão circular normalmente nos corredores. Aqueles que não cumprirem a medida serão multados a partir do dia 14 de abril, quando deve começar a funcionar os equipamentos de fiscalização.
Algumas faixas do corredor foram liberadas pela Prefeitura, caso da Norte-Sul, nas Marginais, Avenida Indianópolis e na Avenida Corifeu de Azevedo Marques.
Deixe um comentário