As companhias aéreas Azul e Trip devem anunciar nesta segunda-feira, dia 28, uma fusão que resultará em uma nova empresa responsável por cerca de 14% do mercado brasileiro. O negócio acontece em um momento em que o setor de transporte aéreo enfrenta uma crise causa por preços altos de combustíveis e aumento da demanda inferior ao da oferta de assentos.
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, 80% da nova empresa ficarão sob controle de acionistas da Azul. Já o jornal Valor Econômico afirma que a participação da Azul na empresa combinada será de 67%.
Fundada em 2008, a Azul foi a empresa aérea com crescimento mais rápido chegou da história do Brasil, tendo chegado a 1 milhão de passageiros em menos de oito meses. A companhia terminou o mês de abril de 2012 com uma participação 9,94% no mercado. Já a mineira Trip, fundada em 1998, registrou fatia de 4,29% no mesmo período, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Desta forma, as duas empresas detiveram em abril uma participação de mercado de 14,23%. Com este percentual uma nova companhia asseguraria com folgas a terceira colocação no mercado de aviação doméstica. A liderança segue sendo disputada entre TAM e o grupo Gol, que tenta ver aprovada a compra da Webjet.
Deixe um comentário