O ativismo digital é algo presente e os celulares tornaram-se o maior meio de comunicação do planeta. Além de fotografar e filmar, conectam-se à internet. Uma série de novos movimentos utilizou redes sociais e comunicação móvel para furar bloqueios governamentais e sair às ruas. Essa nova forma de organização política popular, digital e sem lideranças é típica de Urano em Áries.
Urano entrou definitivamente no signo de Áries em março de 2011 e fomenta a busca por mudanças estruturais na sociedade, em tudo o que se relaciona à ordem estabelecida politicamente ou a qualquer hierarquia que não tenha por base o respeito. As duas forças, a de Urano e a de Áries, são reformadoras, intensas, corajosas e pioneiras. Urano costuma deixar sua marca de revolução, busca por liberdade e criatividade, e Áries intensifica essas energias por meio do impulso, do idealismo e da necessidade de expressão da individualidade.
Acrescentamos a isso Plutão em Capricórnio e em quadrado a Urano em Áries e temos o chamado “despertar de uma consciência global”: do jeito que está não pode mais ficar.
Plutão em Capricórnio questiona o status quo e o papel do Estado, revelando suas limitações, fragilidades e necessidade de regeneração. Tenta promover mudanças e transformações radicais na ordem e na estrutura da natureza e da vida social. A energia de Plutão junto com a energia de Urano é o mesmo que fogo em pólvora: explosão. Há uma percepção generalizada de que a política de séculos passados já se esgotou. O que vemos nessas manifestações é o clamor por um novo tipo de política e a tomada de consciência do fracasso do sistema capitalista. E isso é só o começo: Urano ficará sete anos em Áries, e Plutão só sairá do signo de Capricórnio em 2024. Até lá, muita água vai rolar.
Protestos e movimentos libertários
No dia 17 de setembro ocorreu a primeira manifestação do Occupy Wall Street, em Nova York, um dos vários movimentos de protesto que estão acontecendo no mundo e que, apesar das especificidades, pode ser associado às revoluções no mundo árabe iniciadas em maio. Desemprego em massa, insegurança econômica e uma crescente desigualdade entre ricos e pobres tornam o movimento dos norte-americanos um protesto popular, com representantes de todas as faixas que compõem os tais 99% da população americana que se revolta com a concentração de 40% da riqueza nacional nas mãos de 1%. Atualmente, Urano está em quadrado com Plutão a menos de 2°, e Plutão retomava seu movimento direto como que anunciando um ponto de viragem e uma chamada global para a ação.
No dia da primeira manifestação do Occupy Wall Street, a quadratura Urano com Plutão foi estimulada pela retomada de Plutão em seu movimento direto e também por Vênus, que estava em oposição a Urano e em quadratura com Plutão. Vênus aqui pode representar o desejo de igualdade, de justiça e de paz. Vênus também governa o dinheiro e os aspectos entre Vênus, Urano e Plutão, que propiciam a busca por igualdade de valores econômicos e sociais.
Tempos difíceis
Olhando os trânsitos com relação ao mapa dos EUA (feito a partir do dia de sua Independência, 4 de julho de 1776, 17h10min, Filadélfia), o momento é delicado e difícil. Plutão transita em oposição à conjunção de Vênus e Júpiter radicais, no eixo que rege a economia do país. Essa conjunção é responsável pela prosperidade do país e o trânsito de Plutão é um sinal de tempos difíceis, assim como foi durante a Grande Depressão, em 1929, quando Plutão fez uma conjunção a Vênus e Júpiter.
|
Deixe um comentário