Neste sábado (29), o Museu Lasar Segall inaugura uma retrospectiva dedicada à artista búlgaro-brasileira Liuba Wolf (1923 – 2005). Intitulada Liuba – esculturas e relevos , a exposição, cuja curadoria é de Jorge Schwartz e Marcelo Monzani, apresenta um conjunto de trabalhos realizados entre os anos 1960 e 1980, com ênfase nas peças da década de 1970. Com exceção da obra escultórica de Lasar Segall, exposta em 1991, é a primeira vez que o Museu abre os seus espaços para uma exposição individual e retrospectiva de esculturas.
Nascida na Bulgária em 1923, radicada no Brasil na década de 50, a artista possuía uma produção que era inicialmente figurativa. Porém, a partir dos anos 1960 sua obra opera uma relevante mudança formal, com isso a modelagem ganha, de modo progressivo, novos contornos e surgem “seres” e formas orgânicas, entre a figura e o abstrato, entre o real e o surreal. As peças são mais rústicas e irregulares valorizando o gestual e a expressividade.
A artista intitulava genericamente suas obras de “animais”. Esse conjunto remete a um ideal de arcaísmo, muitas vezes surreal, dos estados subjetivos da mente e de um “primitivismo” muito valorizado e explorado pela artista e pelas vanguardas históricas pós-impressionista, cubista, surrealista, dadaísta e expressionista.
Liuba é uma das principais escultoras brasileiras, pioneira entre as poucas artistas mulheres que se dedicaram à arte de esculpir, como Pola Rezende, Maria Martins, Mary Vieira, Felícia Leiner, Sonia Ebling e Zélia Salgado.
Serviço – Liuba – esculturas e relevos
Até 20 de fevereiro de 2017
Museu Lasar Segall
Rua Berta, 111 – Vila Mariana – SP/SP
Deixe um comentário