Esquisitices perfeitas


Noel Rosa – Uma Longa Conversa Entre Noel e São Pedro num Botequim Lá do Céu

Luciana Sandroni. Companhia das Letras, 154 páginas

Noel Rosa morre e vai para o céu, onde se encontra com São Pedro, entusiasta do repertório do sambista da Vila Isabel. Sentados à mesa de botequim, mas tomando água de coco – que fique claro –, Noel tenta convencer o santo de que deve escrever um livro de memórias. São Pedro resiste, diz que o sambista boêmio não é lá o melhor exemplo para os jovens, mas acaba por ceder. E assim o livro, uma espécie de autobiografia fictícia, conta a história de Noel, desde o dia de seu nascimento. O texto vem acompanhado de ilustrações de Gustavo Duarte e partituras de músicas do sambista, adaptadas por Maria Clara Barbosa.

Os Cinco Esquisitos
Beatrice Alemagna. Tradução de Carlo Alberto Dastoli. Martins Fontes, 37 páginas

Maravilhosas colagens-desenho da premiada ilustradora italiana contam a história de cinco criaturas amigas, cada uma com sua própria esquisitice. Um tem a barriga furada, o outro enxerga tudo de ponta-cabeça e por aí vai. Até que chega o “sujeito perfeito”, de nariz empinado e esplêndida cabeleira vermelha. Mas é justamente a sua perfeição que o impede de achar graça nas diferenças que o cercam. Os esquisitos, por outro lado, se divertem com as excentricidades de cada um e se dão conta de que ser diferente pode ter as suas vantagens.

Cavalos da Chuva

Cadão Volpato. Cosac Naify, 64 páginas

A mando da mãe, Margarida foi tirar o cavalinho da chuva, mas não encontrou animal nenhum no quintal. Sequer chovia. A menina queria pintar as unhas de azul e por isso recebeu a repreensão materna, episódio que dá início à narrativa. Margarida, que já era fascinada por pôneis, desenvolve uma relação especial com cavalos: trocam desabafos por telepatia. O realismo fantástico próprio do olhar de uma criança compõe o texto poético do autor Cadão Volpato, que conta com delicadeza e humor a história de uma menina enfrentando as dores e alegrias do amadurecimento. Cartões ilustrados com belíssimas colagens de Felipe Guga, que seriam oito fotos do álbum de Margarida, acompanham o livro.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.