Esquiva Falcão perdeu para o japonês Ryota Murata na noite deste sábado, dia 11, e ficou com a prata na categoria peso médio (até 75kg) dos Jogos Olímpicos de 2012. Mas a prata tem gosto de ouro para Falcão, sua família e o torcedor brasileiro.
O Brasil não ganhava uma medalha no boxe Olímpico desde 1968, na Cidade do México, com o bronze de Servílio de Oliveira. Em Londres este tabu foi pulverizado. Além da prata de Esquiva, seu irmão Yamaguchi e a brasileira Adriana Araujo trouxeram o bronze na melhor atuação brasileira no esporte na história dos Jogos.
Além da boa atuação, fica um gostinho de campeonato moral para o Brasil na luta de Falcão, que atuou melhor que o japonês e acabou perdendo o ouro em uma falta marcada pelo árbitro, que viu excesso de ante jogo na luta do brasileiro. A falta custou dois pontos a Falcão, que acabou perdendo pela diferença mínima: 14 a 13.
Fica também a esperança que a semente plantada pelo boxe brasileiro em Londres frutifique daqui a quatro anos, em casa, no Rio de Janeiro 2016.
Deixe um comentário