Os planetas parecem, em certos momentos, movimentar-se para trás. Isso é denominado, astronomicamente, de movimento retrógrado. Mas, na realidade, um planeta jamais se move para trás. O movimento é o resultado da combinação dos deslocamentos da Terra e do planeta em torno do Sol. Quando está retrógrado, as questões regidas por ele apresentam impedimentos ou demoras em seu desenvolvimento. Neste mês de julho, há quatro planetas com movimento retrógrado, o que torna o período intenso em termos de revisões, morosidade e turbulências.
Mercúrio
É o planeta regente do diálogo, da comunicação e da negociação. Haverá interferências no funcionamento das áreas de telefonia, telecomunicação, e-mails, serviços de correio, transportes, veículos, estradas. Mas nossas atividades devem continuar. Assim, é melhor ficar atento às compras, à utilização ou prestação de serviços que envolvem as áreas regidas por Mercúrio: o que é dito pode gerar mal-entendidos. As cartas vão demorar mais do que o normal para chegar e devem ser evitadas assinaturas de documentos importantes. O período é bom para aprimorar projetos. Os atrasos e confusões podem ajudar a rever as estratégias. Mercúrio começa o movimento retrógrado em 15 de julho e retoma seu movimento direto em 8 de agosto.
Urano
O planeta tem sua retrogradação por cerca de cinco meses no ano. Nesse período, as coisas estão sujeitas a variações súbitas e as pessoas podem ficar um pouco teimosas, rebeldes, explosivas e intolerantes com os outros. Internamente, a sensação é de disposição para assumir riscos e transgredir. É um bom momento para colocar padrões e velhos hábitos no passado, pois tudo muda de direção. O essencial é estar aberto e adaptável às novas situações: a falta de estabilidade é uma constante. Se você for flexível, oportunidades e experiências irão bater à sua porta. Urano começa esse movimento em 13 de julho e retoma seu movimento direto em 13 de dezembro.
Netuno
O planeta tem seu movimento retrógrado cinco meses em cada ano, época em que a falta de limites, a imaginação, a criatividade e o desejo de experimentar os prazeres do momento podem mobilizar você. Mas, também, a retrogradação de Netuno em Peixes nos lembra de fortalecer nossas crenças e ir atrás de sonhos profundos. Netuno começou esse movimento em 4 de junho e retomará seu movimento direto em 11 de novembro.
Plutão
Permanece, em média, cinco meses do ano em movimento retrógrado. No período, as coisas mudam em termos de poder pessoal, para o bem e para o mal. É um bom período para liberar o que não serve mais. Desde que Plutão entrou em Capricórnio, em novembro de 2008, muita coisa mudou no mundo. Em termos globais, os efeitos desse trânsito aparecem sob a forma de mudanças no sistema político e econômico. Tsunamis, terremotos e abalos sísmicos são consequências da configuração. Plutão começou esse movimento em 10 de abril e retoma seu movimento direto em 18 de setembro
Deixe um comentário