Usuários das provedoras GVT, TIM, Intelig, Vivo e Eletronet no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul ficaram sem internet nesta quarta-feira, dia 25. O problema também afeta alguns internautas de São Paulo, e teria sido causado por um rompimento de cabos de fibra ótica que ligam o estado à região sul do país.
Segundo comunicado da operadora GVT houve um rompimento na rota principal de dados (backbone) que liga Curitiba a São Paulo. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), a falha aconteceu em Campina Grande, na região metropolitana de Curitiba. O backbone é responsável por conectar servidores reginais, que por sua vez conectam os usuários. As duas rotas alternativas do sistema também apresentaram problemas nesta quarta. Estas três rotas são compartilhadas pelas cinco operadores, o que causou o apagão.
Ainda segundo a GVT uma das rotas já teria sido reparada, mas não há previsão para o conserto da via principal. O rompimento do sistema também afetou a telefonia móvel.
O usuários do Twitter que tiveram a sorte de conseguir um sinal reclamaram bastante da situação, fazendo com que “Tim e Vivo” atingissem o topo dos trending topics (assuntos mais comentados) do microblog.
Deixe um comentário