Estudo confirma propriedades antioxidantes da própolis orgânica brasileira

Não é de hoje que se atribui um sem número de benefícios ao consumo oral e tópico da própolis. Na antiguidade, os egípcios, considerados pioneiros na criação de abelhas, utilizavam a resina no processo de embalsamento de suas múmias para evitar o ataque de fungos e bactérias. Além da atividade antimicrobiana e anti-inflamatória, a própolis tem sido cada vez mais procurada por suas propriedades antioxidantes. Responsáveis por cerca de 80% do consumo da produção brasileira, os japoneses, por exemplo, a utilizam como complemento alimentar.

O potencial comercial do produto brasileiro é positivo. Somos um dos maiores produtores, ficando somente atrás da China. Das 700 a 800 toneladas consumidas mundialmente, estima-se que 150 a 170 toneladas tem sua origem no Brasil. O mercado europeu também tem mostrado interesse na própolis orgânica brasileira certificada, já que o produto estaria isento de agrotóxicos e outros metais pesados, além de possuir um sabor mais suave.

Uma pesquisa concluída recentemente e conduzida pelo engenheiro agrônomo Severino Matias de Alencar, professor associado da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), comprovou as propriedades antimicrobianas e antioxidantes da própolis cultivada no sul do país. Segundo Alencar, esta é a primeira pesquisa dedicada ao estudo da própolis orgânica nacional certificada.

Conduzido por mais de dois anos, o estudo coletou ao todo 78 amostras da resina produzida pela espécie Apis Mellifera em apiários do sul do Paraná e norte de Santa Catarina. Deste total, foram identificadas sete variantes, todas com atividades antioxidante e antimicrobiana comprovadas. “As amostras apresentaram uma boa atividade contra micro-organismos que estão envolvidos no processo de cárie dental e até contra bactérias gram-negativas, que são muito resistentes”, afirmou Alencar em entrevista ao iNOVA!Br.

Leia a matéria completa na plataforma iNOVA!Br, última aposta da Brasileiros Editora dedicada ao mundo da ciência, inovação e tecnologia. 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.