EUA votam sobre maconha e pena de morte

Nesta terça-feira, dia 6, os americanos vão às urnas não só para escolher entre os presidenciáveis Barack Obama e Mitt Romney. Estão em pauta também, em alguns estados do país, questões polêmicas como a pena de morte, a legalização da maconha e o casamento civil entre casais do mesmo sexo.

Em 38 estados e no Distrito de Columbia, os eleitores terão também que dizer sim ou não para mais de uma centena de propostas de cunho legal, num sistema que, desde 1904, serve para aprovar ou rejeitar leis e emendas das mais diversas naturezas.

Entre as 11 propostas a serem votadas na Califórnia está o fim da pena de morte, permitida no estado desde 1872. Até hoje, foram mortos 513 prisioneiros, entre homens e mulheres. A medida, que converteria a pena capital em prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional, é defendida não só por questões humanitárias, mas também por representar uma economia de até US$ 130 milhões por ano.

Maconha

Em 2010, eleitores da Califórnia rejeitaram por 53% contra 47% a proposta que legalizava o uso da maconha para fins recreativos. A erva já é liberada para uso medicinal no estado.

 Nas eleições deste ano, a legalização da maconha para uso recreativo será votada em Colorado, Oregon e Washington, enquanto Massachusetts, Arkansas e Montana decidirão sobre seu uso para fins medicinais.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.