A Rede Record levou ao ar no último domingo, dia 25 de março, uma triste reportagem sobre a atual realidade de Renato Rocha, músico que fez parte da Legião Urbana, uma das bandas mais importantes do rock nacional. O ex-baixista e integrante da formação original da banda, hoje vaga pelas ruas do Rio de Janeiro, sem rumo e sem perspectiva.
O Negrete, como era conhecido na época de Legião, foi expulso da banda em 1988. Em vídeo antigo (assista aqui), Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos, companheiros de banda, afirmam que, por motivos que ficam subentendidos, estava ficando impossível trabalhar com Rocha. No final do vídeo, Villa-Lobos finaliza de forma enfática: “Ele procurou isso!”.
A Record também conseguiu falar com o pai do músico, que, segundo o próprio, não tem contato com o filho há pelo menos 10 anos. Quando perguntado a razão pela qual seu filho estaria vivendo em situação tão precária, o senhor não pensa duas vezes antes de afirmar que o motivo foi o clichê dos artistas: os excessos na noite, drogas e álcool.
Ainda segundo a reportagem, pelos direitos autorais da época em que fez parte do Legião Urbana, Renato Rocha recebe, aproximadamente, pouco mais de R$ 900 do ECAD, órgão regulamentador de direitos autorais.
A triste realidade que enfrenta o integrante de uma das mais importantes bandas do País, é reflexo direto da já famosa falta de lembrança de nosso povo e, principalmente, do pouco caso com que nossos representantes tratam a cultura nacional e seus personagens.
ASSISTA A REPORTAGEM DA RECORD NA ÍNTEGRA
Deixe um comentário