Os assuntos mais comentados pelos leitores na última semana:
Balaio
Eleições/Ibope: 312
Lula e Cuba: 106
Mario Prata: 61
Folha
Lula e Cuba: 103
Educação: 75
Eleições: 49
Veja (não divulga mais o número de comentários recebidos)
Caso Bancoop
Gustavo Ioschpe
Dourado no BBB10
***
Vi no jornal o anúncio do show de Roberto Carlos com os cantores sertanejos nesta próxima quarta-feira, em comemoração aos seus 50 anos de carreira. Na hora me lembrei que este ano Tinoco (da lendária dupla com Tonico, já falecido) completa 75 anos de carreira e resolvi dar a dica para meu amigo Luis Erlanger, diretor da TV Globo. Já pensou os dois juntos no mesmo palco comemorando 125 anos de música popular brasileira?
No mesmo dia, Erlanger entrou em contato com Dody Sirena, o empresário de Roberto Carlos, que adorou a idéia e pediu ao seu maestro, Eduardo Lage, para convidar Tinoco. Xororó, da dupla com Chitãozinho, também deu a maior força. Vai ser bonita a festa – afinal, foram Tonico e Tinoco, com suas mais de 1 mil gravações, 83 discos, 60 CDs e mais de 150 milhões de cópias vendidas, que abriram o caminho para a música sertaneja.
Está tudo acertado: com quase 90 anos, que completa em novembro, mas ainda cantando para viver, meu velho amigo Tinoco vai finalmente receber a homenagem que merece no show “Emoções Sertanejas”, a partir das 21 horas do dia 17, no Ginásio do Ibirapuera, ao lado dos mais populares cantores da música brasileira, a começar pelo Rei. O show ainda não tem data para ser exibido pela TV Globo.
Estarão no palco cantanto composições de Roberto Carlos, que eles mesmos escolheram, entre outros, Victor e Léo, Bruno e Marrone, Chitãozinho e Xororó, Zezé di Camargo e Luciano, Rionegro e Solimões, Sérgio Reis, Almir Satter.
Ao final do espetáculo, Roberto Carlos voltará ao palco para cantar com todos juntos “Eu quero apenas um milhão de amigos”. É nesta hora que o Rei e os sertanejos prestarão a homenagem a Tinoco, conforme foi combinado com Eduardo Lages.
Na quarta-feira, às quatro da tarde, um carro da produção de Roberto Carlos vai buscar Tinoco no prédio onde ele mora há mais de 40 anos, na Mooca, para levá-lo ao Ibirapuera. Ali, na hora, ele vai acertar os detalhes da sua participação. Gostaria de cantar um trecho de “Baile na Fazenda”, de Roberto e Erasmo, mas por enquanto tudo é surpresa.
Com a saúde debilitada e problemas de audição, ele abre um sorriso de menino cada vez que sobe a um palco com a ajuda de seu único filho, José Carlos, que é seu empresário, operador de som e motorista. Quase todo fim de semana os dois ainda viajam para apresentações no interior, onde faturam uns trocados para pagar as contas, como os leitores poderão ler mais abaixo, na carta enviada pela família esta semana à ministra Dilma Roussef.
Está fazendo 75 anos. Foi no dia 15 de agosto de 1935 que os irmãos Tonico e Tinoco subiram pela primeira vez num palco para cantar profissionalmente na Festa da Aparecidinha, em São Manuel, no interior paulista, onde eles nasceram. O grande sucesso da dupla na época era “Tristeza do Jeca”, que se tornou um clássico da música popular brasileira.
Os dois cantaram juntos durante quase 60 anos. Tonico morreu num acidente doméstico, em 1994, ao cair da escada no prédio onde morava junto com o irmão. De lá para cá, a vida ficou mais difícil para o mais antigo artista brasileiro em atividade no país.
***
Abaixo, a carta enviada esta semana por José Carlos Perez, filho de Tinoco, à ministra Dilma Roussef:
Bom dia Senhora Ministra Dilma Roussef
Meu nome é Jose Carlos Perillo Perez, sou filho e empresário do cantor Tinoco (da dupla Tonico e Tinoco). Ontem a noite acompanhei ao vivo a sua fala na abertura da II Conferência da Cultura pelo Canal NBR.
Por isso tomei a liberdade de enviar este e mail, e expor a situação que meu pai vive hoje. Lembro que neste ano de 2010, Tinoco está completando 75 anos de carreira e em novembro próximo completará 90 anos de idade.
Além de toda dificuldade que a própria profissão impõe para qualquer artista, há mais de dois anos a nossa família está combatendo o câncer de pâncreas da minha mãe e esposa do Tinoco, a senhora Nadir Perillo Perez.
Algumas ações ja foram realizadas: rifa entre amigos, shows em benefício ao tratamento (como foi realizado pelo apresentador Ratinho do SBT) e até mesmo o auxilio ainda atual do Hospital de Câncer de Barretos.
Em julho do ano passado a senhora Nadir começou a sofrer metástase do câncer, e fraturou 3 vértebras. A primeira intervenção realizamos através do Plano de Saúde, e as duas posteriores foram realizadas no Hospital 9 de Julho, em São Paulo, onde ainda consta débito, pois todo o dinheiro arrecadado em 2009 foi utilizado no tratamento ao longo do período (ou até onde conseguimos pagar).
Mesmo com as dificuldades de audição e locomoção, o cantor Tinoco vem se apresentando em raros eventos. Por estar fora da mídia, não conseguimos um valor expressivo no cachê, pois tivemos que desmontar nossa banda por falta de trabalho.
Gostaria da possibilidade de conversar pessoalmente com a Senhora juntamente com o Tinoco. Teremos um evento no dia 1º de abril perto de Brasilia, mas estaremos viajando no dia 30 de março. Penso que o cantor Tinoco pode prestar serviço para nossa Cultura Nacional, e assim passar por este momento dificil e, com o ganho do seu trabalho, proporcionar um final digno para sua esposa Nadir, que hoje infelizmente já está entregue ao Grupo de Cuidados Paliativos merecendo cuidados específicos.
Caso haja necessidade de confirmação de tudo que estou relatando, podem ligar para o jornalista Ricardo Kotscho. Além de amigo da família, ainda fez uma materia sobre o assunto na Revista Brasileiros no ano passado. Depois desta matéria muitas ações foram realizadas, mas como relatei acima tudo fizemos para o melhor. Este dinheiro foi utilizado para a própria sobrevivência do Tinoco e minha mãe.
Por favor não entenda este e mail como uma solicitação financeira, mas sim como uma solicitação de trabalho para que possamos enfrentar este momento.
Agradeço a sua atenção, e qualquer que seja seu parecer estarei no aguardo.
Jose Carlos Perillo Perez
11 9640.2315
Deixe um comentário