Ribera del Duero, uma das mais prestigiosas regiões vinícolas do mundo, sempre encanta por seus vinhos macios, perfumados, exuberantes, sedutores. No coração de Ribera, grandes nomes do mundo do vinho figuram, como o excepcional Vega Sicilia, o tradicionalíssimo Pesquera, o moderno e caro Pingus e a minha grande surpresa (e motivo desse texto) a Bodega Valduero. Trata-se de uma bodega do século 17, que participou ativamente na formação da D.O. de Ribera del Duero (conselho regulador que rege leis sobre a produção dos vinhos da região).
Como a maioria das vinícolas tradicionais, a Valduero possui uma parte antiga com túneis subterrâneos do século 18, utilizados como refúgio das guerrilhas espanholas contra as tropas francesas na época da invasão napoleônica. Hoje, esses túneis são utilizados para o envelhecimento, em barricas, de parte da produção. Na parte moderna, um projeto ambicioso foi realizado para as instalações atuais de produção. Mas o que me encantou efetivamente foi a pureza dos vinhos.
Todos os 230 hectares de vinhedos são tratados de forma biológica, utilizando esterco orgânico e nenhum tratamento químico contra doenças e pragas. Como resultado, vinhos com uma mineralidade desconcertante, pureza de fruta e bela acidez. Para o envelhecimento, possuem diferentes tipos de barricas provenientes de florestas da França, Hungria e Canadá. Possuem seis vinhos na linha. A saber:
• Branco da uva Albillo, uma cepa esquecida e aqui protegida que produz vinhos com frutas cítricas e tropicais, frescor e concentração.
• Tinto chamado Crianza, proveniente de vinhedos mais jovens, com idade média de 12 anos.
• Reserva, que passa 30 meses em barricas e mais 18 meses na garrafa.
• Reserva Premium que, além do tempo de descanso em barrica, fica mais seis anos em garrafa antes de chegar ao mercado.
• Gran Reseva em duas versões, sendo uma delas edição especialíssima, que descansa 12 anos na garrafa.
Todos os tintos são produzidos pela uva símbolo da Espanha, a Tempranillo, que aqui em Ribera del Duero também é chamada Tinta Fino. No Brasil, estão todos disponíveis para compra e os preços variam entre R$ 65 e R$ 662, na importadora Ana Import.
*Graduada em Gastronomia, com especialização em Enogastronomia, e maître-sommelier dos restaurantes D.O.M. e Dalva e Dito, em São Paulo.
Deixe um comentário