Explosão em fábrica mata ao menos cinco nos EUA

Foto reprodução

A explosão de uma fábrica de fertilizantes na cidade de West (Texas) destruiu dezenas de casas, causou a morte de ao menos cinco pessoas e deixou cerca de 160 feridas. Uma nuvem de fumaça tóxica provocada pelo acidente forçou a retirada de metade da população local.

A explosão ocorreu por volta das 20h (22h pelo horário de Brasília) na cidade de 2.700 habitantes,  a cerca de 190 km da capital Austin. As causas da explosão ainda são desconhecidas. Até o momento, a polícia trata o caso como uma aparente explosão acidental, sem nenhuma relação com atos terroristas – o país vive tensão após os ataques em Boston, ocorridos na última segunda-feira.

De Nova York, nosso correspondente Osmar Freitas Jr. repercutiu o clima de alerta máximo (leia clicando aqui) e entrevistou o ex-agente do FBI, Frank Maggio, que defendeu ser esta uma semana plena de simbolismos para alas conservadoras e perigosas da sociedade americana: “Abril é mês cheio de datas importantes para grupos nativos de extrema direita. O dia 19 é aniversário do término trágico do cerco de Waco, no Texas (mesmo estado em que ocorreu a explosão de hoje), quando as autoridades invadiram um culto religioso, cujos integrantes armados morreram no local. Também foi o dia em que o terrorista Timothy McVeigh explodiu a bomba que demoliu um prédio público em Oklahoma City. Some-se a isso o 20 de abril que é data do nascimento de Adolph Hitler. Tudo isso deve ser levado em consideração”, diz Maggio.

É possível que o número de mortos da explosão de hoje cresça à medida que as equipes trabalhem nos destroços da própria fábrica e dos muitos imóveis atingidos por incêndios. Três ou quatro bombeiros que estavam trabalhando no incêndio estão desaparecidos e dois médicos morreram.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês), agência federal americana que monitora os terremotos pelo mundo, registrou um tremor sísmico de magnitude 2,1, que foi percebido como várias explosões sucessivas pelos moradores da região.

 

Veja vídeo da explosão



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.