Foto: divulgação
O SESC Pompeia, na zona oeste de São Paulo, abriga até o dia 29 de julho uma mostra fotográfica que promete trazer ao grande público a realidade de uma das maiores favelas de São Paulo, a de Paraisópolis. Cercada pelas mansões e prédios de luxo no bairro do Morumbi, Paraisópolis de 120 mil moradores, em sua maioria nordestinos e descobertamente que trabalham nos casarões da região.
A mostra Paraisópolis – Uma Cidade Dentro da Outra, é baseada no trabalho da fotógrafa Renata Castello Branco, que por dois anos trabalhou para documentar o dia a dia da comunidade, de suas casas (ela visitou cerca de 400, e há 84 retratos na exposição) e pessoas. A exposição abriu na última terça-feira, e contou com uma sessão de autógrafos com Renata, que lançou um livro sobre seu trabalho.
Para a autora, Paraisópolis guarda um algo de roça, provável herança da cultura sertaneja que permeia o lugar. “As casinhas de madeira têm todo um cuidado estético, dentro desta cultura do colorido. Me interessa essa mistura”
Paraisópolis, Uma Cidade Dentro da Outra from Duca Filmes on Vimeo.
SERVIÇO
Onde: Sesc Pompeia, rua Cléia, 93, Pompeia, São Paulo – SP
Quando: De 6 a 29 de julho, de terça a sábados, das 09h30 às 21h00. Domingo das 10h às 20h
Quanto: grátis
Deixe um comentário