Fabricante do uísque Johnnie Walker, a empresa britânica Diageo anunciou nesta segunda-feira, dia 28, a compra da empresa de aguardente brasileira Ypióca. A transação foi realizada por US$ 470 milhões, cerca de R$ 931 milhões, em valores de câmbio atuais. Além do uísque Johnnie Walker, a Diageo também é responsável pela fabricação da marca de vodka Smirnoff.
Fundada em 1846, a Ypióca é atualmente a terceira maior marca de cachaça do mundo. Sediada em Fortaleza, a empresa emprega atualmente 3,2 mil funcionários em cinco fábricas. De acordo com informações do portal IG, a cachaça responde por cerca de 80% da indústria brasileira de bebidas destiladas. A Ypióca é também a principal produtora de cachaça no segmento premium, responsável por bebidas elaboradas cujo público alvo se encontra entre as classes A e B.
A transação reforça os planos da Diageo de investir em mercados emergentes, que representam hoje 40% do mercado da empresa britânica. O presidente-executivo da Diageo, Paul Walsh falou sobre a aquisição da empresa brasileira. “O Brasil é atrativo, um mercado de rápido crescimento para a Diageo com demografia favorável e crescente renda disponível. A aquisição da Ypióca nos dá a marca premium líder na maior categoria local de bebidas destiladas”, declarou.
Segundo a Diageo, a operação terá lucros neutros em seu primeiro ano, mas deve cobrir o custo de capital até o quinto ano após a transação.
Deixe um comentário