O Facebook lançou nesta semana no Brasil um programa especial para ensinar empreendedores a criar e gerenciar as páginas das suas empresas na maior rede social do mundo, que diz querer ensinar as pessoas a “usarem o Facebook para negócios”.
Chamado de Facebook para Empreendedores, o projeto dá o seu pontapé no país por meio de uma iniciativa inédita na comunidade de Heliópolis, em São Paulo, onde os jovens e donos de comércios locais poderão ter acesso a cursos e aulas sobre como “bombar” seus negócios e páginas oficiais por meio da plataforma de Mark Zuckerberg.
Empresas mais sociais
“O Facebook é o mundo real e não virtual, já que posso usar a rede para interagir com clientes reais. Temos total interesse em ajudar os empreendedores, já que nosso negócio só cresce se o deles também crescer”, afirma Dan Levy, vice-presidente global de pequenas e médias empresas do Facebook.
Segundo o executivo, mais de 30 milhões de pequenas empresas possuem páginas na rede social no mundo, enquanto que esse número é de 2 milhões apenas no Brasil e “cresce rapidamente” por aqui.
Brasil
Vale notar que, segundo dados do Sebrae, uma em cada três PMEs do Brasil estão presentes no Facebook – de um total estimado de 6 milhões de pequenas e médias empresas existentes no país.
No Brasil, aliás, 72 milhões de pessoas de um total de 91 milhões usando o Facebook (ou seja, cerca de 80%) estão conectados com pelo menos uma pequena empresa – a porcentagem é maior do que os números mundiais, em torno de 70%.
Mobile mais forte
Seguindo uma tendência geral, cada vez mais pessoas utilizam os smartphones para gerenciar as páginas das suas empresas. Desses 30 milhões de pequenas empresas com fanpages no site, nada menos que 19 milhões usam um dispositivo móvel para gerenciá-las.
“Os donos não tem tempo de esperar até voltar para o escritório e publicar algo. Eles querem passar tempo com seus clientes, ficar mais com eles”, explica o brasileiro Patrick Hurby, diretor de Pequenas Empresas do Facebook para a América Latina, lembrando do aplicativo móvel de gerenciamento de páginas lançado recentemente pelo FB.
Programa
Dividido em quatro seções, Comunidade, Jovens, Startups e Orientação Para Negócios, o Facebook para Empreendedores terá uma atuação ampla, mais especificamente a partir do início de 2015.
Heliópolis
A parte de Comunidade, como sugere o nome, terá seu início por meio do projeto em Heliopólis, onde o Facebook vai implementar um laboratório de inovação com cerca de 15 computadores para oferecer cursos, incluindo desde como montar uma empresa até como usar a rede para gerar sucesso nas empresas. Caso essa iniciativa em Heliópolis dê certo, a expectativa do Facebook é expandir o projeto para outras comunidades do Brasil e até do mundo.
Além disso, quem não puder ir até o laboratório, poderá contar com assistência dos chamados Multiplicadores da Comunidade, que consistem em cinco pessoas contratadas para passar esse conhecimento diretamente para quem não pode sair do trabalho para fazer os cursos citados acima.
Apesar de o foco ser ensinar os comerciantes locais, o Facebook admite que já aprendeu coisas novas com os donos de negócios das comunidades. “Tem um dono de uma lanchonete na Rocinha (no RJ) que usa o chat do Facebook para anotar pedidos e fazer entregas”, lembra Hurby, notando que a informação foi passada para o time de engenheiros do Facebook nos EUA para que possam pensar em possíveis melhorias com isso em mente.
Deixe um comentário