Faculdade de Medicina da USP assume gestão de postos de saúde em SP

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) firmou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e vai assumir a gestão das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) nos bairros do Butantã e do Jaguaré, na zona oeste de São Paulo. Alunos de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Psicologia e Saúde Pública da universidade poderão ter contato com o atendimento à população em casos de baixa, média e alta complexidade. Em retorno, a FMUSP fica totalmente responsável pela coordenação de toda a rede de saúde pública no Butantã e Jaguaré.

“Quando o indivíduo é formado apenas dentro do hospital, perde a visão do conjunto, não é capaz de identificar os determinantes sociais, ambientais e culturais que influenciam a saúde da população. Esse projeto permite que nossos alunos atendam a comunidade, façam visitas domiciliares com os agentes do Programa Saúde da Família, conheçam o ambiente em que as pessoas moram e trabalham”, diz o professor Yassuhiko Okay, vice-presidente do conselho diretor criado para gerenciar o projeto, na reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.

O professor disse tudo. Será uma ótima experiência aos alunos e também para a faculdade, que terá uma visão mais ampla de gestão de saúde. Boa parceria. Que seja produtiva.

LINK RELACIONADO

Sobre a parceria


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.