A sete rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, matemáticos fanáticos por futebol já começam a fazer suas contas e simulações para ver o quanto cada equipe precisa para atingir suas metas. Para o título, as contas parecem quase finalizadas para o Cruzeiro se sagrar Campeão. Já na briga pela Libertadores, cinco equipes disputam essa guerra entre paus e pedras.  E na luta contra o rebaixamento, temos o Náutico como a primeira e única certeza do campeonato, já rebaixado. Cinco equipes ainda brigam desesperadamente para  fugir das três vagas restantes e se livrar do fantasma da segunda divisão. A diferença de pontos é mínima e as rodadas restantes são poucas.

Jogadores do Cruzeiro. Foto: Juliana Flister
Jogadores do Cruzeiro. Foto: Juliana Flister


Veja como foram as últimas partidas:

(Botafogo 1 x 0 Atlético-MG)

Excelente partida para o Botafogo, que não vencia a duas rodadas e, além de ver o título se distanciar, começava a ver os concorrentes para a vaga na Libertadores se aproximar. Com os três pontos conquistados, a equipe carioca tem 83% de chances para figurar na principal competição continental em 2014. O título já está mais complicado, são agora 0,4% de chances. O Atlético-MG já está classificado para a Libertadores por ter ganhado a edição deste ano, e parece não estar muito entusiasmado com a reta final do campeonato, até porque não corre riscos na competição.  

(Cruzeiro 5 x 3 Criciúma)

Nesse partidão de oito gols, o Cruzeiro praticamente garantiu o título nacional deste ano. A equipe mineira tem agora 99% de chances de erguer o caneco. Já o Criciúma começa a fazer os cálculos para tentar escapar da zona do rebaixamento. De todos que ainda possuem alguma chance de se livrar, a do Criciúma é a mais complicada. A equipe catarinense tem 73% de chances de voltar para a segunda divisão.

(Corinthians 1 x 1 Santos)  

No clássico menos empolgante do ano, Corinthians e Santos se encontraram em situações monótonas na tabela e fizeram o que se esperava para esta partida: empatar. O Timão, com o ponto conquistado, viu a chance para atuar na Libertadores de 2014 chegar a 0,3%, enquanto a possibilidade de atuar na segunda divisão é de a 3%. Já o Santos, até o momento, é a equipe paulista com maior chance de conquistar uma vaga na Libertadores para o ano que vem pelo Brasileirão, com 4%.  

(Bahia 1 x 1 Atlético-PR)

Empate horrível para as duas equipes, que precisavam vencer para alcançarem as metas estipuladas. Para o Atlético-PR, o único ponto conquistado abriu margem para o Goiás se aproximar da quarta vaga para a libertadores. A equipe paranaense vê agora 73% de possibilidade para voltar a competição continental. Já o Bahia, teve que contar com o tropeço dos cariocas para não colar na zona de rebaixamento. Ainda sim, as chances de entrar para este grupo da morte é grande, com 31%.

(Internacional 2 x 3 São Paulo)

O resultado foi importantíssimo para o São Paulo se distanciar da zona de rebaixamento. Com os três pontos ganhos fora de casa, a equipe comandada por Muricy Ramalho chegou aos 43 pontos, diminuindo a chance de disputar a segunda divisão de 2014 para 0,5%. Já o Internacional, chegou a terceira partida sem conseguir vencer e perdeu a chance de se aproximar do grupo da Libertadores. Agora, a chance é de apenas 1% para atuar na competição mais importante do continente.

(Ponte Preta 2 x 1 Vasco)

Foi o duelo dos desesperados. As duas equipes estão com o mesmo número de pontos, na zona de rebaixamento. Na partida de ontem, a Ponte se deu melhor ao virar a partida e encontrou uma luz no fim do túnel contra o rebaixamento. Mesmo assim, a situação segue complicada para as duas equipes; Vasco tem 66% de chance de cair e a Ponte Preta 70%.

(Portuguesa 0 x 0 Flamengo)

Faltou futebol, gol e até a renda da partida. Isso mesmo, a grana que deveria ter vindo para os cofres da Portuguesa desapareceu. A equipe paulista e representantes da Arena Castelão (CE) acusam presidente de empresa que promoveu a partida de dar calote. Mas voltando a falar sobre riscos, com o péssimo futebol, as duas equipes que se encontram muito próximas na tabela, adquiriram um ponto e não conseguiram ganhar fôlego na briga contra o rebaixamento. A Lusa, 14ª colocada, tem 10% de chance de cair e o Flamengo, 11º colocado, 3%.

(Fluminense 2 x 3 Vitória)

O Fluminense chega a sete partidas consecutivas sem vencer na competição e vê a zona de rebaixamento a apenas três pontos de distância. A chance do Fluminense descer mais uma vez para a segunda divisão é de 33%. Já o Vitória, que faz um excelente campeonato, chega a quarta partida sem perder e vê a chance de atuar na Libertadores de 2014 crescer para 20%.

(Náutico 0 x 2 Goiás)

Como o Náutico não pertence mais a essa divisão, restou ao Goiás tomar iniciativa e consolidar o placar para atingir suas metas. Com os três pontos, a equipe esmeraldina se aproxima da quarta posição do campeonato e vê a Libertadores com 32% de chances de ser disputada em 2014.

(Coritiba 4 x 0 Grêmio)

Com a goleada, o Coritiba conseguiu dar um salto importante na tabela e ganhar fôlego na briga contra o descenso. Com os três pontos, a equipe paranaense chega a 13ª colocação e diminui o risco de entrar na zona para apenas 8%. Já o Grêmio, praticamente classificado para a libertadores (84%), perdeu a chance de ficar mais próximo do líder e tentar o título. Agora as chances para ser campeão são de apenas 0,5%.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.