No dia 12 de junho de 2014 o Brasil entrará em campo em Itaquera para abrir a Copa do Mundo. Para celebrar o início da contagem regressiva de dois anos para o Mundial a Fifa publicou nesta terça-feira, dia 12, uma entrevista com o secretário-geral da entidade, Jerome Valcke. Considerado o responsável pela organização do Mundial.
O francês ressaltou que “em poucos dias” estará de volta ao País com seu “time” para visitar Brasília e outras duas cidades. “Enquanto que os jogadores são os protagonistas-chave nos campos, as cidades-sede e os estados são os jogadores-chave para assegurar a melhor infra-estrutura possível para que times, dirigentes e os milhões de fãs tenham uma experiência inesquecível dentro de dois anos”, disse.
A data, no entanto, foi pouco lembrada pelo Comitê Organizador Local (COL), que não preparou nenhum evento oficial para marcar a efeméride. O Brasil ainda enfrenta problemas na organização de seu Mundial, principalmente na área de mobilidade urbana e da indústria hoteleira. Previsão é de que o mundial custe pelo menos R$ 30 bilhões de reais, R$ 7,5 bilhões a mais do que o previsto em 2010.
Apesar disso a maioria das arenas da Copa está em fase avançada e deve ficar pronta a tempo. Uma das melhores situações é no Castelão, de Fortaleza, que tem 62% das obras completas.
ELIMINATÓRIAS
Para a Fifa a Copa do Brasil já começou, e está em fase adiantada as eliminatórias em andamento na Ásia, na África e na América do Sul e do Norte. O único continente que ainda não começou a definir seus representantes e a Europa. As eliminatórias da UEFA, confederação que organazina o futebol no continente, começam depois da Eurocopa, que acontece até o dia 1 de julho na Polônia e na Ucrânia.
A Ásia e a América do Sul são os continentes mais adiantados. Na Ásia as eliminatórias já estão na última fase. Coreia do Sul, Japão, Irã e Austrália estariam classificados neste momento. Iraque e Catar disputariam um play-off para decidir que disputa uma vaga com o quinto colocado da América do Sul, que hoje seria a Venezuela, grande surpresa das eliminatórias em nosso continente. Chile, Argentina, Uruguai e Equador seriam as equipes classificadas para a Copa do Brasil automaticamente.
Já na África e na América do Norte as eliminatórias ainda não decidiram seus finalistas. 50 times ainda têm chances entre os africanos. Na CONCACAF, confederação que rege o futebol norte-americano, 12 times brigam por seis vagas na fase final.
Deixe um comentário