Entre os três assuntos mais comentados da semana neste Balaio, destacou-se o texto que escrevi ontem sobre a farra da criação de mais 7 mil e tantas vagas de vereadores, graças a uma emenda aprovada no Senado, durante a madrugada, que causou a revolta dos leitores.
Meu alterego, que cumpre as funções de ombudsman deste blog e não tem salário nem sobrenome, critica o Balaio por ter demorado muito a entrar neste assunto, capaz de provocar uma enxurrada de comentários indignados em pleno sábado, dia habitualmente fraco na internet quando o assunto não trata de futebol.
O balanço positivo de 2008, “o ano em que todos ganhamos”, e a enquete para as escolhas dos “Malas do Ano”, que o Balaio copiou na cara dura da coluna de Artur Xexéo, de O Globo, foram os outros dois assuntos que tiveram mais respostas dos leitores.
Esta semana, o Balaio manteve uma boa média de posts com mais de 100 comentários, a demonstrar que já conquistou uma freguesia fiel de participantes do blog e um retorno dos leitores bem acima dos dois principais veículos impressos do país, a Folha e a Veja, que também publicam este tipo de levantamento.
Leitores me perguntam a que atribuir esta desproporção na interatividade entre o público da mídia impressa e o da internet. Lembrei-me de uma brincadeira do falecido Paulo Francis, para quem só loucos mandavam cartas aos jornais porque dava muito trabalho.
Hoje, com a internet, não sei se o número de loucos aumentou muito ou, simplesmente, ficou mais fácil para o leitor participar online e diretamente do processo de troca de informações na sociedade, deixando de ser mero consumidor passivo.
Vamos aos números da semana:
Balaio
Farra dos vereadores: 257
Balanço de 2008: 182
“Malas do Ano”: 166
Folha
Novos vereadores: 68
Governo Lula: 57
Pichação na Bienal: 29
Veja
Amor, drogas e morte: 78
Diogo Mainardi: 32
Claudio de Moura e Castro: 26
Bom domingo pra todos.
Deixe um comentário