Meus caros, mais uma vez volto do Rio de Janeiro espantado. De um lado, um brutal noticiário sobre violência, com queda de helicóptero e tudo, e, de outro, a capacidade fantástica dos cariocas em acreditar na superação de seus problemas. Eles amam perdidamente sua cidade, acreditam nela, têm esperança no futuro, acreditam em soluções para a guerra contra o tráfico, para a polícia corrupta, para a poluição, etc… É um exercício de fé que me impressiona. Delírio? Não, tem lógica. Ao longo dos próximos sete anos, o Rio vai hospedar quatro mega eventos esportivos: as Olimpíadas Militares de 2011, de que eu nunca tinha ouvido falar, mas é o segundo maior evento poliesportivo do mundo, com 5 mil atletas; em 2013 e 2014, será a vez das Copas das Confederações e do Mundo; e, finalmente, as Olimpíadas de 2016. Não é pouca coisa. Poucas cidades, na história, enfrentaram um calendário desses. A sinergia dos governos federal, estadual, e municipal, será obrigatória. O Brasil não pode fazer feio, e quem quer que venha a ser presidente, governador, ou prefeito, sabe que do resultado dos eventos depende suas vidas! Dinheiro haverá, e nem se precisa do prometido pré-sal para isso, Lula já está abrindo os cofres – mesmo porque, a conta será problema para seu sucessor.
Um desses cariocas apaixonados por sua cidade, o homem mais rico do Brasil, Eike Batista, está despoluindo a Lagoa Rodrigo de Freitas com seu próprio dinheiro. Achei bárbaro. A Lagoa é um cartão-postal do Rio, e era dada como morta. Ele também pagou parte dos custos da campanha do Rio para conseguir as Olimpíadas, vários milhões, e não fez segredo nenhum disso. Não foi ilegal, e ele faz o que quer com o próprio dinheiro. Ele pediu, e ganhou, a concessão da Marina da Glória, e estão gritando que houve favorecimento. Acho que houve, mas eu ainda acredito mais num empresário que nos políticos do Estado ou do Município.
O Rio deu um show na Eco-92, reunindo centenas de chefes de estado. Nos Jogos Pan-Americanos também. Os cariocas estão confiantes de que darão conta desses quatro grandes eventos, consertando sua cidade na carona deles. Tomara! Já imaginaram se ganharem como melhor destino gay do mundo, agora, dia 2 de novembro? Votem!
Deixe um comentário