Feliciano te representa

Tenho acompanhado as várias manifestações nas redes sociais, os memes e fotos de pessoas segurando cartazes com a frase “Feliciano não me representa”, em protesto contra o fato do deputado ter assumido a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. A revolta de termos um deputado racista e homofóbico como presidente de uma comissão que deveria tratar dos direitos humanos e das minorias é bastante compreensível, compartilho desse sentimento e também acho que a situação está nos limites do absurdo.

A crítica, os movimentos na internet, as marchas e as mobilizações populares, no entanto, deixam escapar por entre os dedos a questão-chave nessa e em outras histórias correntes na Câmara dos Deputados. Principalmente, porque Marco Feliciano foi transformado inimigo público número um, e um fenômeno midiático, com sua eleição sendo abordada como caso isolado, um ponto fora da curva no processo político representativo – o que não é necessariamente verdade. Não é por infeliz exceção que temos, além de Feliciano, um ruralista como presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA). A organização do Poder Legislativo como se dá hoje é falha, concentra poder e não dá espaço para a participação e a vontade popular. E esse processo, de fato, não nos representa. Mas Feliciano não se tornou presidente da comissão por passe de mágica ou desígnio divino. Tão pouco porque assim escolheram os brasileiros. Ele foi eleito por seus pares que compõem a CDHM.

Infelizmente, não podemos saber quem votou e elegeu o deputado, pois o Regimento Interno (que regulamenta o funcionamento da Câmara Federal) diz que a votação é secreta. A falta de transparência desse tipo de manobra política é uma das falhas do processo. A vaga que Feliciano ocupa na CDHM foi cedida ao PSC pelo PMDB. Essa distribuição de vagas também é regulamentada pelo Regimento Interno e o documento diz que é atribuição do líder da bancada fazer esses escambos. Mas, o que é pior, apesar de oficialmente ser um processo de eleição – ainda que com voto secreto – a prática corrente na Câmara dos Deputados é que todos esses cargos e vagas são decididos previamente nos bastidores, em acordos entre as lideranças – que não geram e não permitem nenhum escrutínio público. Foi em um acordo desses que o PSC negociou que Feliciano seria o novo presidente da Comissão. E para isso trocou favores, votos e apoio político em outras questões.

Faz sentido que nenhum de nós se sinta representado por Feliciano. O nosso sistema político pouco nos representa e abre pouco espaço para que o cidadão possa interferir e participar, além de um voto (obrigatório) a cada quatro anos. Além disso, o sistema eleitoral proporcional quase sempre garante que você vai acabar elegendo gato por lebre. Se quisermos transformar a política e os políticos, e nos sentirmos representados, precisamos entender o processo, suas restrições e suas possibilidades. Feliciano eventualmente sairá da Presidência da comissão, uma grande vitória da sociedade e da pressão das redes! Mas ele poderá ser trocado por outro deputado do PSC, permanecer como membro da Comissão e até ser relator de uma série de projetos de lei. Provavelmente, todos nós passaremos para a próxima revolução nas redes, e deixaremos nossos parlamentares continuarem a decidir e comandar a política em acordos e negociações internas – ou seja, deixaremos que eles simplesmente nos representem. Para que Feliciano não nos represente, precisamos mais do que simplesmente tirá-lo de lá: precisamos entender e rever nossos processos políticos.


*Pedro Markun é diretor do Jornal de Debates e um dos idealizadores do Transparência Hacker, entidade de cyberativismo que agrega mais de 800 voluntários e propõe a utilização de plataformas virtuais para promover uma maior interação da sociedade nos processos democráticos


Comentários

36 respostas para “Feliciano te representa”

  1. […] O artigo é de Pedro Markun, diretor do Jornal de Debates e um dos idealizadores do Transparência Hacker, entidade de cyberativismo que agrega mais de 800 voluntários, para a Revista Brasileiros: “Faz sentido que nenhum de nós se sinta representado por Feliciano. O nosso sistema político pouco nos representa e abre pouco espaço para que o cidadão possa interferir e participar, além de um voto (obrigatório) a cada quatro anos. Além disso, o sistema eleitoral proporcional quase sempre garante que você vai acabar elegendo gato por lebre”. […]

  2. Avatar de Dell Ferraz
    Dell Ferraz

    Pedro é um fodão da tecnologia, mas de que lado da força ele está? do lado vermelho comunista ou azul da democracia brasileira …

  3. FELICIANO ME REPRESENTA, E COMO ELE SOU TAMBÉM CONTRA A CASAMENTO GAY, acho que cada um tem sua opinião e não vejo problema nenhum ele comentar no twitter dele, ou falar o que ele acha ou pensa, como estou fazendo aqui,acho que independente da sua opinião deve ser respeitada, coisa que não vejo atualmente, não sou obrigada a pensar igual a todos. E vim aqui comentar que ao me deparar nas bancas, vi está revista e odeie a capa desta revista, nunca vou querer compra uma merda daquela (obs.: Minha opinião), acho também que os reportes não devem generalizar a população, pois conforme o dicionario significado da palavra REPORTE é remeter o acontecido e não dá sua opinião. Obrigada.

    1. Avatar de Paulo Kelvin
      Paulo Kelvin

      acho de estrema ignorância essa sua colocação, sei que cada um tem sua opção e mente, ok, faça um o que quiser. sou Gay, e também sou humano como você. sem mais.

  4. FELICIANO ME REPRESENTA 😀

  5. ESSA É A VERDADE DE UM CONGRESSO E UM SISTEMA ELEITORAL QUE SÓ OS BENEFICIA!

  6. Infelizmente, a lei eleitoral e seus fiéis guardadores nos obrigam a sermos palhaços…Sinto-me VIOLENTADA e HUMILHADA, até.

  7. Tira nada, deixa o cidadão lá mesmo. E os outros que estão representando em orgãos superiores sendo condenados e ninguém consequiu tirar? Acorda rapaz, fique tú sabendo que daqui a alguns anos a nação toda vai ser governada por um poderoso que vai trazer uma falsa paz e se tú não chegar ao conhecimento da verdade (Jo 8.32) vai ser mais enganado.

  8. Avatar de Albertino Figueiredo
    Albertino Figueiredo

    Provavelmente, uma das explicações para essa aberração é a distância que nos separa deles que se dizem nossos representantes. Aproveitam-se do fato de que, nesta nossa jovem democracia, pouco fiscalizamos os políticos no exercício do que deveriam ser suas atribuições. Dessa falta de acompanhamento e fiscalização resultam o abuso, a impunidade… Talvez, a grande diferença que grita entre nós e outros países mais desenvolvidos seja a realidade de que, aqui, impera a impunidade. A natureza humana é a mesma em qualquer lugar. Pode ser que haja mais educação lá e acolá, mas é o receio das punições certas como os impostos que mantém tanta gente no Primeiro Mundo na linha. Esse cidadão ultrapassou os limites da liberdade de opinião e expressão. Sua atitude é ofensiva a maiorias e minorias. Mas ele, com certeza, não teme ser punido. E por motivos óbvios!

  9. Sensacional Pedro. Essa transformação exige de nós muito mais ainda. E como distorções poderíamos citar ainda a participação do Genoíno na Comissão de Justiça que também é outra piada (sic) de mau gosto.

  10. q papo furado heim… cada um q me aparece….

  11. perfeito!!! esta transformação estará acontecendo lentamente, cada vez que nos mobilizarmos. lentamente, mas, são assim as mudanças sociais…e…temos varias pela frente.

  12. Parabens pela opinião esclarecedora e oportuna.A transparencia é uma virtude que precisa ser mais encontrada no meio politico. Aos poucos os olhos e o entendimento do povo vão se abrindo.

  13. Voto distrital pode ser a solução.

  14. Avatar de Vicente Gomes de Souza Neto
    Vicente Gomes de Souza Neto

    Caro Pedro, excelente sua explanação sobre o que vem ocorrendo para esse caso que não foi o primeiro, e como disse, enquanto for esse nosso sistema político-partidário brasileiro, não será o último.
    E infelizmente a revolta cybernética é de uma minoria que deve se repensar enquanto cidadãos que podem e devem mudar esse processo de forma real também!

  15. Avatar de José Augusto
    José Augusto

    – Ótima leitura dos fatos. Você me representa…

  16. Os manifestantes contra a permanência de Feliciano a frente da CDH precisam inserir essas discuções em pauta,Exigir apenas a saída de Feliciano não vai mudar o que realmente precisa ser extirpado do processo eleitoral. Os acordos excusos firmados entre as bancadas não são revelados ao eleitor, a sociedade. Precisamos exigir o fim do voto secreto e fim dos acordos excusos entre bancadas, fim da obrigatoriedade do voto.É preciso uma profunda reforma política com ampla participação da sociedade. E este é o momento para exigirmos que a reforma ainda sem acordo entre os líderes seja colocado em audiências públicas em exaustão para que a sociedade civil organizada participe integralmente da reforma política necessária e urgente.

  17. Avatar de Marcos Paulo Almeida
    Marcos Paulo Almeida

    Parabéns! Excelente artigo.

  18. Avatar de Berenice Xavier
    Berenice Xavier

    Reforma política proposta pelo povo – a luta valiosa!

  19. Avatar de Cordovil Barroso
    Cordovil Barroso

    Gostaria de lancar para essas cabecas jovens e ativistas,
    uma ideia simples assim como uma semente. Sorteio e nao
    eleicao, onde, se nada muda, pouco custa, e se aprimorado
    com as devidas contribuicoes aleatorias e democraticas em
    algum lugar pode se chegar. Quica a um Estado de Direito.

  20. Maioria das pessoa que estão dizendo que Feliciano não as representa está dizendo isso apenas pela questão do direito de praticar a viadagem.
    E uma coisa é verdade: ele não as representa mesmo. Nem ele nem qualquer outro, em qualquer outra comissão. Eles estão lá apenas representando eles mesmos…

  21. Concordo com sua opinião completamente. Enquanto não houver reforma Politica não haverá condições de haver representação real. Enquanto não houver fiscalização por parte de nós q somos a população não há do que reclamar. Precisaríamos usar este veículo das redes sociais para exercer de maneira adequada nossa cidadania. Não voto ha muito tempo. Não há em quem votar, e protesto qto ao fato de ter que fazer presencial uma coisa que não dá comprovante de EM QUEM votei. Assim não posso exigir nda desta pessoa. E assim prossegue o engodo e gasta-se com as eleições. Sou contra e pago o preço!

  22. Avatar de Flavio de Carvalho
    Flavio de Carvalho

    “não dá espaço para a participação e a vontade popular”.
    discordo completamente dessa colocação elitista. Feliciano não nos representa mas representa 210 mil eleitores e, agora com a exposição, milhões de fiéis da Assembleia de Deus, uma das igrejas mais pobres e populares. Feliciano não está lá por vontade divina, como diz o texto, mas por vontade popular dos que concordam com ele, quer gostemos ou não. negar isso é como dizer: só é representativo quem concorda comigo.

  23. Avatar de Maroc Marah
    Maroc Marah

    Eu acho que o sr. tem que se fuder, junto com os gays inconformados!!!

  24. Avatar de jhully mello
    jhully mello

    o melhor texto e a melhor abordagem que ja vi sobre o assunto. Simples e direto. So falta agora em nosso pais um acorda geral da nossa juventude, hoje em sua maioria futil, infelizmente.

  25. Avatar de Ângela Castro
    Ângela Castro

    Texto maravilhoso!! Acorda Brasil e vamos a luta.

  26. Se fosse para votarmos também para os cargos internos, do que adiantaria escolher o partido e o candidato de nossa preferência nos anos de eleição, que, diga-se de passagem, muitos só vão por ser obrigatório e ainda manifestam votos de protesto colocando pessoas desqualificadas como representante; sem contar os votos comprados e trocados por dentaduras e bilhetes de passagem.

    Infelizmente eu não sou representado por uma infinidade dos políticos e senadores presentes na Câmara e no Senado, porque não passam de lesmas e sangue-sugas dos cofres públicos. Mas sinto-me muito bem representado por quem eu ajudei a colocar no poder, e sinto-me orgulhoso de ter deputados que me representam mesmo não tendo recebido meu voto (apesar de poucos). Quanto a Marcos Feliciano, ainda não teve oportunidade de desempenhar seu papel. Não posso julgar previamente quem não teve oportunidade de trabalhar. Tampouco sou marionete para me deixar manipular por manifestações de grupos ‘A’ ou ‘B’. Quando ele puder mostrar seu trabalho eu a frente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias ai eu poderei me pronunciar. Até lá, concordo com o voto secreto sim para eleger deputados para cargos internos, até porque nunca quis ser deputado, e se voto neles é para que se ocupem dessas funções pois nem tempo eu tenho para ir às urnas todos os dias.

  27. Avatar de Marisol Gomes
    Marisol Gomes

    Quem disse q o Pastor Marco Feliciano não me representa. Votaria nele muitas vezes. Eu o conheço.
    Não acredito nessas matérias (tudo editado e sem contexto), ele não é racista e nem homofóbico.

  28. Avatar de Cilas Matos
    Cilas Matos

    A EXPRESSÃO “NÃO ME REPRESENTA” É UMA TOLICE AUTORITÁRIA, DE VIÉS DITATORIAL, E UM EMBLEMA DA ERA DA IGNORÂNCIA MIMADA E SALIENTE. OU: ” DILMA NÃO ME REPRESENTA. E DAÍ?” (Reinaldo Azevedo – jornalista)

  29. Avatar de DAVID NOMERO DE MACEDO
    DAVID NOMERO DE MACEDO

    NESSE CASO DEP-JEANS.W E UM GATO POR LEBRE…….BEM LEMBRADO COM 13 MIL VOTOS,ENTROU DE CARONA.

  30. Avatar de Flávia Diniz
    Flávia Diniz

    Para rever nosso processo político eu começaria revendo a impossibilidade dita “legal” (pois na lei tudo é uma questão de interpretação, no final das contas) de anular uma eleição com porcentagem elevada de votos nulos e abstenção nas urnas. Esta é a forma concreta do povo dizer que não está de acordo com o processo político, com o sistema vigente. Em Salvador, metade dos adultos não votam, provavelmente por não possuir documentação. Da metade que vota, nas últimas eleições para prefeito, 50% anulou e absteve-se. Dos 50% que votaram (25% do total de adultos da capital), os votos foram divididos praticamente por igual entre os dois candidatos. Noves fora, apenas 12,5% dos adultos de Salvador elegeram o atual prefeito. Se não temos possibilidade de anular uma eleição dessa, democracia nem aqui nem nem em Guantánamo!

  31. Avatar de Jarbas Cardoso Leal Filho
    Jarbas Cardoso Leal Filho

    Prezados

    Concordo plenamente.
    Precisamos nos unir e promover uma reforma política profunda

    Abs

  32. Avatar de Fábio Andrade
    Fábio Andrade

    Pedro, este é o primeiro texto seu que estou lendo, graças a um amigo que o compartilhou no facebook. Fiquei admirado com a qualidade, ponderação e racionalidade. Vou acompanhar mais de perto seus próximos escritos. Confesso que li, sobretudo, pelo seu sobrenome, já que sou um fã declarado de seu pai, mas ao conhecer seu próprio texto percebi que você possui personalidade própria, sem deixar que o sobrenome pese sobre você, já que seu pai é o “Péle” do jornalismo brasileiro! Parabéns cara, continue nos presenteando com bons textos!

  33. Pedro, é bom falar que o PT tb abriu mão dessa comissão.

  34. Avatar de Paulo Rhedy
    Paulo Rhedy

    Excelente artigo, porém, só gostaria de fazer uma correção. A presidência da CDH foi decida ao PSC pelo PT e não pelo PSDB. O PSDB praticamente não possui presença efetiva e poder na CDH nos últimos 10 anos.

    A comissão sempre foi considerada menor e de pouca efetividade pelos tucanos e PT passou a encarrá-la da mesma forma na gestão Dilma. E efetivamente, é um comissão com pouca relevância, pois além da pouca visibilidade, sempre foi utilizada para manobrar movimentos sociais e nada mais.

  35. MarcO Feliciano, por favor! Não é MarcoS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.