Feliz Ano Novo a todos

Meus caros, shana tová para todos. Quarta-feira começou a ser celebrado o Hosh Hashaná, o Ano Novo judaico. Ano 5771  pelo calendário deles, e essa é uma ocasião muito especial, é um momento em que se recomeça a vida. Curioso como o calendário oficial que seguimos, o Gregoriano, que tem sua origem na Igreja Católica, não é mais celebrado como religioso. Celebra-se a Missa do Galo, mas pouquíssima gente deixa de ir à sua festa de réveillon para cuidar do espírito, se é que pular três ondinhas é considerado religioso. Recebi inúmeras mensagens de shana tová, a saudação de feliz Ano Novo em hebraico, e eu achei o máximo. Recomeçar um ano em setembro é bárbaro, ainda mais com essa visão de se preparar para isso com uma profunda contemplação sobre sua vida, com o firme propósito de fazer-se melhor no novo ano. É curioso que, a despeito do noticiário tenebroso,  da política praticada por um governo de extrema direita, Israel seja um país extremamente cosmopolita, onde mais de 60% da população seja a favor do casamento de homossexuais.

Também os muçulmanos celebram seu mês mais sagrado, o Ramadã, com esse intuito de purificação e renovação de si mesmo, e esse mês terminou quando? Hoje. Duas religiões que vivem às turras, mas nas quais existem devotos maravilhosos buscando uma saída para uma convivência pacífica e construtiva, celebram na mesma semana festas muito similares.

Minha visão sobre espiritualidade eu já compartilhei com vocês: sou cristão, mas não católico, minha visão cristã sobre o homossexualidade bate com a do Arcebispo Desmand Tutu. Estudei outras religiões, e acho que todas nada mais são que caminhos que nos levam ao fenômeno sagrado, com diferentes linguagens e figuras. Acho que meus estudos sobre religião tiveram uma conotação absolutamente filosófica e, atualmente, estou focado na cabala, uma sabedoria judaica maravilhosa. As imagens desse post de hoje são dois monogramas que representam os 72 nomes de Deus pela visão da cabala – lê-se da direita para a esquerda. Madonna usou um deles em alguns de seus shows, vejam no DVD I’m Going to Tell You a Secret, que por sinal é maravilhoso, começa com uma leitura do novo testamento visualmente deslumbrante, é obrigatório.

Falei tudo isso e ainda preciso dizer que tenho uma Mestra indiana, figura inacreditável, linda, fundamental em minha vida. Chama-se Amma, já esteve no Brasil em 2007, e um de seus Swamis (monges) nos visitou esse ano. Vocês todos podem ler mais sobre ela nos sites cujos links colocarei aqui. Feliz Ano Novo a vocês, shana tová, felicidades aos meus amigos judeus, muçulmanos, cristãos e hindús. E um abraço do Cavalcanti.


Comentários

4 respostas para “Feliz Ano Novo a todos”

  1. Shaná Tová Umetuká!!!
    Quando puder dê uma visitada no meu blog: http://www.mitodepandora.blogspot.com/
    Um abraço,
    Rico E

    1. Valeu Rico E!!!! Obrigado pela visita.

      Abraços do Lourenço

  2. Meu caro, tudo isso e o bolo de mel da Z-Deli. Beijas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.