Fernando Haddad e as mulheres

Cerca de 200 pessoas – a grande maioria mulheres – se reuniram hoje, 29 de agosto, com Ana Estela Haddad, mulher do candidato Fernando Haddad (PT) à Prefeitura de São Paulo, em um almoço no restaurante La Régalade Bistrô, no centro de São Paulo. Além de Ana Estela, estavam presentes o candidato e sua vice na chapa, Nadia Campeão. Ao ser cumprimentado pela reportagem de Brasileiros, Fernando disse, em tom de brincadeira, que resolveu variar. “Só tenho ido a almoços com empresários. Hoje, decidi mudar a rotina”.

Antes de começar o encontro propriamente dito, os convidados, que pagaram R$ 80 para participar do almoço, puderam se servir de espumante rose no balcão do restaurante.

Por volta de 13h30, Ana Estela deu início aos trabalhos. Munida de um microfone, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância das mulheres na vida doméstica, política, social. Encerrou seu discurso parafraseando Margaret Thatcher, ex-primeira ministra britânica: “Se você quer que algo seja dito, peça a um homem. Se você quer que algo seja feito, peça a uma mulher”. Foi logo aplaudida.

Em seguida, Nadia Campeão (PCdoB), que entrou na chapa de Fernando Haddad no lugar de Luiza Erundina – a deputada federal desistiu da campanha depois que Lula e o candidato à prefeitura posaram para foto ao lado de Paulo Maluf – falou sobre as qualidades femininas, também ressaltando as qualidades de Haddad.

Enquanto ela discursava, algumas convidadas conversavam no paralelo e os garçons anotavam os pedidos – havia variações de entrada (polenta e quiche com salda) e de prato principal (escalope, entrecôte ou peixe, todos acompanhados de risoto de abobrinha). Para beber, vinho tinto, vinho branco, água, refrigerante ou sucos.

Fernando Haddad foi o último a discursar. Falou de seu programa para o redesenho urbano de São Paulo para transformar a cidade “em um lugar de encontro” e pediu o apoio das mulheres. Aplausos. Mencionou sua participação no governo Lula, quando foi ministro da Educação, dizendo que “com o impulso de Lula e Dilma sempre tentamos inovar”. Arrematou afirmando que “nossas políticas públicas não são de um partido. Temos um padrão de fazer política em prol da cidadania”. Mais aplausos. Finalizou, relembrando o projeto Feliz Cidade, feito por Luiza Erundina quando prefeita de São Paulo.

Em seguida, Vivian, uma das convidadas, pegou o microfone e perguntou como o candidato iria resolver as questões de transporte e segurança. Haddad falou do bilhete único mensal, salientando suas qualidades e afirmando que é um plano para melhorar o bilhete único de Marta Suplicy. Quanto à segurança, afirmou que a promoção da segurança é assunto, sim, do prefeito. Mais aplausos.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.