Paris é uma festa durante o ano inteiro, o mundo todo sabe. Mas é especialmente na primavera – e durante o tradicional Torneio de Tênis de Roland Garros – que a cidade vive um dos seus períodos de maior charme e movimentação.
[nggallery id=13969]
A chave principal do torneio começou neste domingo passado (22 de maio) e vai até 5 de junho, reunindo os maiores nomes mundiais do tênis, entre eles Novak Djokovic, Roger Federer, Caroline Wozniacki, Jelena Jankovic, Rafael Nadal e Francesca Schiavone, os dois últimos campeões da edição do ano passado.
Thomaz Bellucci, 25º no ranking da ATP, e Ricardo Mello (88º) são os dois representantes do tênis brasileiro na chave de simples de Roland Garros em 2011, ano em que se completa uma década desde o terceiro título de Gustavo Kuerten, maior tenista da história do Brasil. Antes, Guga já havia triunfado no saibro francês, em 1997 e 2000. Apenas o sueco Bjorn Borg (6 títulos), o espanhol Rafael Nadal (5) e o francês Henri Cochet (4) foram campeões mais vezes.
Passado e presente
Inaugurado em 1928, o estádio onde se realizam os Championnats Internationaux de France foi batizado em homenagem a um antigo “ás” da aviação francesa que, ao contrário do que muitos pensam, não foi um jogador de tênis, mas o pioneiro da aviação de caça. Herói na primeira guerra mundial, Roland Garros, após inúmeras missões de sucesso, foi abatido em território alemão, onde ficou preso por três anos.
Conseguiu fugir, graças a um ardil usado por seus amigos, que enviaram a ele no campo de prisioneiros um par de raquetes de tênis, juntamente com mapas e bússola escondidos em um chapéu. Para imortalizar os feitos de Roland Garros, seus amigos insistiram para que o estádio construído em Paris para sediar a Copa Davis de 1928 tivesse o seu nome.
Realizado este ano na sua 81ª edição, o torneio de Roland Garros, instalado em uma área de 8,5 hectares, com expansão prevista para quase o dobro disso, agita a região do Bois de Boulogne, sudoeste de Paris, só perdendo em movimentação para o vizinho estádio de futebol Parc des Princes em jogos da seleção francesa ou do Paris Saint Germain, o time mais popular da cidade.
Nos Internationaux de France, tudo é superlativo. Por exemplo, ano passado foram 428.561 espectadores nos 15 dias de duração do torneio, mesmo assim porque a Federação Francesa de Tênis limitou a presença do público para garantir a segurança e o conforto de todos. Somente no fim de semana de estreia do torneio, o número de espectadores ficou em torno de 50 mil pessoas, mais os 12.500 que assistiram ao qualifying nos quatro dias anteriores.
Dividido em várias categorias, o Torneio de Roland Garros reúne anualmente 400 jogadores de simples nas chaves masculina e feminina, adultos e juvenis, além dos participantes do torneio em cadeira de rodas, vindos de todo o mundo. Nas duplas masculinas e femininas, são mais 650 jogadores, incluindo veteranos de ambos os sexos. Os prêmios totais oferecidos alcançam 17,5 milhões de euros, cabendo aos campeões de simples masculino e feminino 1,2 milhão de euros cada.
Deixe um comentário