Festival de Arte Serrinha chega à sua 11ª edição

Tradicional evento de arte e cultura sediado na região serrana de Bragança Paulista, o Festival de Arte Serrinha chega neste ano à sua 11ª edição. Com curadoria de Fábio Delduque, o festival será realizado de 07 a 29 de julho, aos pés da serra da Mantiqueira, a 90 km de São Paulo.

O tema da edição 2012 será “Muitos Irmãos”, e o festival contará com palestras, oficinas, residências artísticas, shows e um ciclo de cinema nacional. “A ideia é promover o contato dos participantes com a arte, procurando fazer desse contato uma experiência transformadora tanto individual como coletiva”, diz Delduque em nota.

Veja imagens do Festival

[nggallery id=15961]

Ao longo do festival, importantes personalidades artísticas de diversas áreas marcarão presença, realizando oficinas de artes visuais, com Bené Fonteles, BijaRi, Eith Derdyk e Maia Rosa; Música, com Badi Assad, Marcos Suzano, Estela Ruiz Leminski e Alice Ruiz; fotografia, com Gal Oppido; moda e performance, com Dudu Bertholini e Ricardo de Castro; e gastronomia, com Carlão de Oliveira.

O 11º Festival de Arte Serrinha também contará com diversos debates. Nomeados “Encontro Circulares”, os debates terão mediação do próprio Fábio Delduque e trará temas como Arte Contemporânea Africana, Arte nas Ruas e Arte e Educação, além da exibição do documentário Daquele Instante em Diante, sobre o músico Itamar Assumpção, com comentários de Patrícia Palumbo e Anelis Assumpção, filha de Itamar.

Anelis também se apresentará em um dos shows do festival, que terá também apresentações dos artistas Tigre Dente de Sabre, Marcia Castro, André Abujamra e Cidadão Instigado. Os ingressos para as apresentações musicais custam entre R$ 10 e R$ 20.

O festival também exibirá quatro produções cinematográficas nacionais no Cine Rancho. Neste ano, os filmes que serão exibidos são O Mundo em Duas Voltas, Além da Estrada, Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios e Bollywood Dream.

Delduque também trabalha para, neste ano, realizar o projeto de transformar a Fazenda Serrinha em um parque de Instalações a céu aberto. “O projeto já foi aprovado em Lei Rouanet e estamos em fase de captação. Contamos com as parcerias das secretarias de Estado da Cultura e Educação, além do Departamento de Arte da Unesp, para o núcleo educativo do parque”, explica o curador.

As causas sociais também não foram esquecidas, e o 11º Festival de Arte Serrinha mobilizará crianças e jovens do bairro Água Comprida, em Bragança Paulista, para realizar uma atividade coordenada pelo Coletivo Choque Cultural e por outros artistas envolvidos no projeto. O objetivo da ação será criar diversos murais pelo bairro, desenvolvendo a arte e educação como elementos de transformação social para os jovens.

Informações detalhadas e a programação completa do 11º Festival de Arte Serrinha podem ser encontradas no site oficial do evento, http://www.festivaldearteserrinha.com.br/.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.