Festival de cinema francês começa nesta quinta, somente na web

Fotos divulgação

Para a realização de um festival de cinema de qualidade é necessária não só uma seleção criteriosa de filmes, mas também a escolha de uma sede com boas salas de projeção, bom som e infraestrutura. A partir disso, definem-se os horários de exibição, e é a presença do público – e a sua apreciação – que poderá confirmar o sucesso do evento.

Indo na contramão deste “sistema básico de funcionamento”, o “My French Film Festival” começa nesta quinta-feira, dia 17, sem uma sede física, sem horários fixos para as sessões e sem reunir público em um  espaço específico. Mantêm-se, apenas, a seleção criteriosa dos filmes. 

Hospedado na web, o festival de cinema francês poderá ser acompanhado de qualquer computador (em 174 países) e em qualquer horário, até o dia 17 de fevereiro. Não há lotação, e a qualidade da “projeção” depende somente do equipamento dos próprios internautas.

Para participar da terceira edição do evento, com filmes disponíveis em 12 idiomas (entre eles português e inglês), o usuário precisa apenas se registrar no site (myfrenchfilmfestival.com). No Brasil, a inscrição é gratuita. A partir daí, o espectador poderá assistir à uma seleção de mais de 20 filmes franceses e dois de Quebec (Canadá), incluindo curtas, comédias, filmes políticos e documentários. De mod geral, são obras que não devem chegar ao circuito comercial no Brasil.

O festival é uma iniciativa da Unifrance Films, com parcerias governamentais e do setor privado. No Brasil, tem apoio da Embaixada da França, que fala em grandes expectativas quanto à receptividade do público nacional. Isso porque, na edição de 2012, o Brasil foi o segundo país com mais espectadores, atrás apenas da China. Das 1,3 milhões de pessoas que participaram do evento online, foram 86 mil em território brasileiro.

Filmes e premiações 

Para a premiação das obras em competição (nove longas e dez curtas), o festival criou quatro categorias: Prêmio do Público (com voto online); Prêmio da Imprensa Internacional; Prêmio das Redes Sociais; e o Prêmio do Júri (inédito no evento), que será presidido pelo cineasta Michel Hazanavicius.

Todas as informações sobre os filmes, prêmios e inscrições estão no portal. Online e gratuito, trazendo filmes de difícil acesso no Brasil, o “My French Film Festival” é uma boa oportunidade para quem quer adentrar o universo do cinema francês de qualquer lugar e a qualquer hora. É só lembrar que vai desta quinta, 17, até dia 17 de fevereiro.



Comentários

Uma resposta para “Festival de cinema francês começa nesta quinta, somente na web”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.