Festival de cinema latino-americano em Londres pede presença de brasileiros

Nesta quinta-feira (26), começa em Londres o Discovering Latin America Film Festival (DLAFF), que está na oitava edição e é o maior festival de filme latino-americano na capital inglesa. Mas, até hoje, o evento, que vai até o dia 6 de dezembro, não despertou interesse significativo por parte da imensa comunidade brasileira que reside na cidade.
[nggallery id=14480]

“Minha convocação é para os brasileiros, 200 mil que há nesse país, que se assumam não só brasileiros, mas também latino-americanos e apresentem-se com esse orgulho de não ser um país isolado, mas um país integrado, que se orgulha também da cultura de seus países irmãos e que, como país de ponta que o Brasil é hoje na América Latina, se assuma a promover em conjunto essa iniciativa que abriga toda a gente dessa região. Meu convite é que venham ao festival de cinema sempre, não só vendo filmes brasileiros, mas que descubra no cinema países vizinhos e não vizinhos da região”, disse o mexicano Maurício Dávila, co-criador da ONG Discovering Latin America, organizadora do festival.

Boa parte da programação do DLAFF de 2009 é formada por cinema brasileiro. Serão nove longas-metragens, três curtas e três documentários do Brasil (entre eles, Garapa, de José Padilha). As exibições acontecerão no Tate Modern, Audience Covent Garden, Picture House, entre outras grandes salas de cinema.

O principal objetivo do festival é arrecadar dinheiro com a venda de ingressos para destinar a ONGs latino-americanas. Em cada ano, uma instituição é beneficiada. Em 2009, a ONG Kyia Survivos, que cuida de crianças com síndrome de Down no Peru, será contemplada. Muitos países já receberam ajuda do festival, entre eles a Bolívia, o Peru, a Argentina, o Brasil e a República Dominicana. Em 2004, o evento conseguiu arrecadar 7 mil libras para uma ONG Argentina.

“Cada ação vale a pena. Na Colômbia, doamos equipamentos hospitalares para mulheres serem consultadas a respeito de estudos de câncer. Isso é um legado que continuará, uma vez que nós o implantamos. No Panamá, realizamos um projeto muito significativo educando uma comunidade para utilizar sistemas sustentáveis de agricultura. Essa comunidade antes utilizava o sistema de queima e destruição dos campos. Agora, trocaram o mecanismo por técnicas de agricultura sustentáveis”, explica Maurício.

“O Maurício sempre publica a foto dele entregando o simbólico cheque às pessoas da ONG e só de olhar os rostos nas fotos nós sentimos a felicidade que eles ficam por dentro”, conta Libia Villazana, diretora do festival.

A diretora do DLAFF é colombiana e conta que existe um segundo motivo do festival existir. “É fazer com que a Europa redescubra a América Latina. Estamos cansados da imagem distorcida que a região tem no resto do mundo. A Colômbia, por exemplo, só é referida quando se fala em drogas”, lembra ela.

A tentativa é mostrar outros lados da América Latina. Por outros ângulos, mostrar que a região tem problemas, mas também tem uma cultura colorida, excitante e diversa. “Nós somos mais do que nossos problemas. Queremos unir a América Latina e celebrar nossa cultura comum”, anuncia Libia. Não é para menos, pois o Discovering Latin America Film Festival é o evento que abriga a América Latina em conjunto em maior escala no Reino Unido.

“Começou com o sonho de que é possível nós, latino-americanos, trabalharmos juntos. Pensando não só nos interesses de nossos países, mas também que podemos trabalhar juntos como sociedade civil organizada. Entendendo que somos mais do que nosso país, pois somos uma mesma região, um passado dividido, uma cultura com muitas similiaridades. Podemos nos apresentar com uma mesma cara e nos orgulharmos da cultura que, integrados, geramos ao mundo”, finaliza Maurício, que se diz mexicano, mas igualmente brasileiro.

Veja a programação completa do DLAFF no site oficial.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.