Foto Reprodução
A violência urbana, os abusos da polícia, as carências sociais, os discursos homofóbicos e o desrespeito aos direitos indígenas, entre tantos outros problemas, foram assuntos polêmicos e problemáticos no ano de 2012. Ajudando a iluminar e dar outras perspectivas para esses temas, a cidade de São Paulo abriga agora um grande evento dedicado aos direitos humanos, unindo educação e cultura para falar de questões urgentes em nossa sociedade.
A partir desta quinta-feira, dia 29, diversos pontos da cidade recebem as atividades da 5ª edição do ENTRETODOS – Festival de Curtas e Direitos Humanos, que terá encerramento no domingo, dia 2, com show do rapper Emicida no Parque da Aclimação.
Com foco principal em cinema, o evento tem todas as suas atividades com entrada gratuita, em mais de 20 pontos da cidade. Serão exibidos 31 curtas – sendo 26 deles dentro de competição – escolhidos com curadoria de Manuela Sobral e Jorge Grinspum. Dentre eles está “Ojepota régua” realizado pelos índios da aldeia guarani Tenondé Porã de Parelheiros.
Entre os longas, que serão projetados no espaço Matilha Cultural, estão na programação “Quebrando o Tabu”, “Marighella”, “Pixote” e “Do Luto à Luta”. Todos os trabalhos selecionados se relacionam, de diferentes modos, com a temática principal do evento: os direitos humanos. Nessa linha o festival promoverá também oficinas, debates, palestras, intervenções teatrais e shows.
O encerramento do ENTRETODOS, no domingo, terá como grande atração o rapper Emicida, dono de um discurso contundente contra abusos da polícia e injustiças sociais.
Serviço:
ENTRETODOS 5 – Festival de Curtas de Direitos Humanos – organizado pela Comissão Municipal de Direitos Humanos de São Paulo e pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo em parceria com os Núcleos de Direitos Humanos das Subprefeituras SP, UNICEF, UNESCO, Imprensa Oficial e Estate produções
Quando: 29/11 a 02/12
Programação e horários em www.entretodos.com.br
Deixe um comentário