A Brasileiros esteve, nesse dia 2 de junho, no Hotel Renaissance, em São Paulo, para o 2º e último dia do Encontro Nacional dos Anunciantes, organizado pela ABA, Associação Brasileira de Anunciantes.
Um assunto importante e atual foi debatido na mesa das 11 horas, “Ações de Trade Marketing, Merchandising e Marketing Direto”. Na conversa, gente que sabe muito do assunto, a começar por Rodrigo Rumi, gerente de marketing da Chevrolet, que apresentou as estratégias usadas pela multinacional para o relançamento de um clássico esportivo, o Camaro. Rumi contou que, antes de qualquer campanha, era preciso abaixar o preço. “Começamos a fabricá-lo no Brasil e o valor que girava em torno de 250 mil até 280 mil reais, baixou para 185 mil”, comemorou. Para seduzir ainda mais os clientes em potencial, foram elaborados até clipes musicais com a participação de grandes nomes da música nacional, como o cantor Frejat e o guitarrista Edgar Scandurra. O resultado foi certeiro, o Brasil se tornou o 4º país em número de vendas do Camaro.
Em seguida, Silvia Malvezzi, superintendente do Itaú Unibanco, apresentou, em conjunto com Silvia Cervellini, diretora de atendimento do Ibope, o minucioso programa desenvolvido pela empresa de pesquisa para conseguir migrar com sucesso e sem estranhamento, todos os clientes de cada um dos bancos no momento da mega-fusão.
Quem já foi em alguma loja de operadoras de telefonia móvel se informar sobre planos e saiu com milhares de panfletos e uma dúvida maior que antes? O último palestrante da mesa resolveu esse problema. Fernanda Coze, marketing consumer executive da TIM, apresentou a inovadora revista da empresa, produzida pela Copyright que venceu uma concorrência para o trabalho. Fernanda revelou que todos os objetivos foram atingidos e, consequentemente, agradaram clientes e clientes possíveis. “Queríamos uma revista fácil, simples e didática, além de viável, claro.”. Deyse Dias Leite, sócia diretora da Copyright, contou que a publicação, que é veiculada de três em três meses, tem tiragem de 2 milhões de exemplares e é distribuída em 2.500 lojas da TIM pelo Brasil.
Na mesa seguinte, com o tema “Comunicações por Conteúdo e Ações de Relações Públicas”, Rodrigo Nunes Gurgel, gerente de divisão do Banco do Brasil, apresentou o programa BB Alta Cultura, ação de relacionamento, por meio de eventos culturais com ícones como o maestro João Carlos Martins, para clientes seletos e exclusivos.
Quem palestrou na sequência foi Marcus Brier, diretor de relações externas da Peugeot, revelando as bases e os resultados do case elaborado para o lançamento do novíssimo modelo 408 no Brasil. Tomando outra linha, Brier revelou que, ao invés de investir milhões com campanhas, a empresa resolveu convidar pouco mais de 100 jornalistas especializados para uma temporada de quatro dias no Rio de Janeiro, com algumas regalias, onde aconteceu também uma coletiva de imprensa para introduzir oficialmente o 408 no mercado. A experiência proporcionada deu frutos, mais de 500 reportagens positivas e um retorno nove vezes maior do que o valor investido.
O último a ter a voz foi Natanael Aparecido de Castro, diretor comercial da Brasilcap, empresa que patrocinou o internacionalmente aclamado documentário Lixo Extraordinário. Ele contou um pouco da trajetória vitoriosa do filme, das vitórias em mostras competitivas, como o respeitado Festival de Sundance, até a indicação ao Oscar e como a Brasilcap foi se organizando para que a divulgação fosse feita da maneira correta para que a comunidade de Gramacho, retratada no filme, obtivesse algum retorno.
Fim da instrutiva roda de palestras, pausa para o caprichado Coffee Break oferecido pela Brasileiros. Na volta, antes da entrega do prestigiado prêmio Libertae, oferecido pela ABA, sorteamos aos presentes no auditório três canetas. Fim da promoção, Orlando Lopes, ex-presidente da ABA, Pedro Cabral, fundadora da primeira agência de mídia digital do Brasil e Johnny Saad, presidente do Grupo Bandeirantes, foram chamados ao palco para receber o Libertae, cedido às três pilastras do negócio, anunciante, agência e veículo, respectivamente.
Após as honrarias, a última mesa do dia e do encontro, “Campanhas Integradas”, começou um pouco atrasada. Marcelo Assaf, marcas e representação da Sadia, ficou encarregado de mostrar o trabalho elaborado pela empresa, em parceria com a DPZ, para entrar forte na principal época do ano para eles, o Natal. Representando a agência, estava Fernando Rodrigues. Os dois concordaram que, pela variedade de meios, está cada vez mais difícil chamar a atenção do cliente. A estratégia da Sadia e da DPZ foi a criação de um hot site, no qual haveria demonstrações práticas e explicativas para receitas natalinas e dicas para a noite festiva, além de uma grande campanha para todas as revistas da Editora Abril, com direito a seis paginas páginas em cada publicação. Foram, ao todo, 7 milhões de leitoras impactadas, além de um crescimento de 62% no site da marca.
Se a Sadia tratava de um assunto tradicional, na sequência, o case esquentou e a polêmica, com um misto de humor, entrou em cena. Augusto Cruz Neto, sócio-presidente da Agência Mood, trouxe para os presentes o bem-sucedido case da Cerveja Devassa. Ele dividiu o sucesso do projeto com a Cervejaria Schincariol, detentora da Devassa, por ter tido a coragem para aprovar a ousada campanha. Após convencer a patricinha americana Paris Hilton a ser a garota propaganda para o Carnaval 2010, vários teasers, espécie de vídeos de provocação, apenas introduzindo uma ideia, foram lançados para atiçar a curiosidade do brasileiro. Quando o mistério foi revelado, o vídeo foi reproduzido mais de 3 milhões de vezes no YouTube e, em pesquisa, foi constatado que, por isso, 82% de pessoas que não conheciam a cerveja acabaram experimentando. O objetivo da campanha, que era mostrar a cara da Devassa para o Brasil, foi alcançado. Neste ano, o caminho foi um pouco diferente, a agência e a cervejaria decidiram aflorar o “lado devassa” presente em todo o brasileiro, para isso, a escolhida foi a comportada Sandy. Mais uma campanha de sucesso com direito a primeira posição em citações no microblog Twitter e repercussão em diversas redes sociais. Sucesso novamente.
Última palestrante do ENA 2011, Poliana Sousa, da Gilette, revelou a grande estratégia para que o modelo Mach 3, finalmente, tivesse a devida aceitação do público brasileiro. Assim como a Devassa, os esforços foram voltados para o Carnaval, tendo o ápice da campanha com o vocalista do famoso trio elétrico, Chiclete com Banana, Bell Marques, se barbeando ao vivo com o produto após 38 anos de cara peluda. Além disso, o Chiclete com Banana tocou, pelo menos cinco vezes por dia, o hit desenvolvido pela marca: “tá lisinho, tá lisinho, pra ganhar beijinho“, música essa eleita a 3ª mais marcante para os foliões do Carnaval de Salvado 2011, revelou Poliana. O programa humorístico “Pânico na TV“, também foi contratado para divulgar o Mach 3. Com as iniciativas, as vendas aumentaram em 52%, 40% a mais que o esperado.
Deixe um comentário